Vídeo mostra aeronave destruindo heliponto de hospital por acidente durante a partida

CV-22B Osprey causou danos em heliponto britânico.

Um CV-22 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, em inglês) causou um acidente perigoso e constrangedor com um dos maiores aliados militares do país. Por acidente, a aeronave danificou seriamente o heliponto de um hospital na cidade de Cambridge, na Inglaterra. Um vídeo mostra melhor a magnitude do ocorrido.

Em abril deste ano, um CV-22B Osprey decolou do hospital Addenbrooke, durante um exercício de treinamento. A aeronave militar é um bimotor turboélice de grande porte com características tanto de helicóptero, quanto de avião de asa fixa. Os dois motores são móveis e podem ser operados tanto na posição vertical, quanto na horizontal, o que permite pousos e decolagens em condições adversas.

Durante a decolagem, no dia 21 de abril deste ano, o forte deslocamento de ar das rotativas em plena operação causou o deslocamento de esteiras de borracha e outros detritos pelo ar. O fenômeno, conhecido como downwash é comum nesse tipo de operação, mas não nessa intensidade.

Ninguém se feriu durante o incidente. O 48º Esquadrão da Força Aérea dos Estados Unidos disse, por meio de comunicado à rede de TB britânica ITV News, que “ocorreram alguns danos” e que a Força estava “tomaria as medidas para retificar a situalção o mais rápido possível”. Hoje, o heliponto já está consertado.

Para minimizar o constrangimento, as autoridades militares foram rápidas em valorizar a parceria com o país europeu. “Nossas unidades estão continuamente em coordenação com nossos parceiros locais para melhorar as operações”, disse o órgão “Agradecemos muito a relação e coordenação que temos com o Reino Unido”.

Recentemente, um vídeo da ocorrência foi disponibilizado na internet. Não há informações sobre a autoria. Confira abaixo o heliponto indo pelos ares.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Volta dos voos à isolada Ilha de Santa Helena ficará a...

0
A empresa aérea sul-africana Airlink deve retomar os voos regulares de Joanesburgo para Santa Helena no final de março de 2022