Início Acidentes e Incidentes Vídeo da cabine mostra avião Cessna batendo em hangar após pouso desastroso

Vídeo da cabine mostra avião Cessna batendo em hangar após pouso desastroso

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um impressionante vídeo (veja abaixo) tem circulado nas redes sociais desde a noite de ontem (2), mostrando um desastroso pouso com um avião Cessna, que acaba acertando em cheio um hangar. Segundo dados do AviationSafetyNetwork, o acidente ocorreu em Toronto, no Canadá, com um Cessna C172M de matrícula C-GJQB pertencente à escola Canadian Flyers International.

Logo após tocar o solo, o avião por algum motivo vai para a esquerda na direção do gramado e, para corrigir o desvio, o aluno comanda os pedais para a direita, de modo a virar o leme na direção central da pista. Porém, além de virar o leme no sentido contrário, ele decide aumentar a potência da aeronave ao máximo, o que a leva a cruzar a pista e acessar o gramado do outro lado.

Ainda com potência a pleno, o aluno puxa o manche para tentar uma possível decolagem, o que não acontece devido à baixa velocidade. Vendo o hangar se aproximando, o piloto novato vira o manche para a direita num reflexo para evitar a colisão, mas, como o manche comanda o aileron, que só tem efeito em voo, o avião não muda sua trajetória, indo de encontro à grande estrutura.

Esta atitude de virar o manche aparenta-se ao comando de virar um carro com um volante, sendo provavelmente um reflexo involuntário causado por memória muscular, motivada pela ansiedade e tensão do momento. Em seguida, o que se vê é uma colisão feia contra o hangar, que, felizmente (e por sorte), não resultou em fatalidades.

O Cessna 172 é o avião mais produzido do mundo e formou a maioria dos aviadores mundo afora. Nesse caso, ele estava sendo pilotado por um aluno que treinava um pouso e voava sozinho.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A