Vídeo mostra que mais de uma dezena de Boeings 777X já estão prontos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Desde que voou pela primeira vez, em 25 de janeiro de 2020, o Boeing 777X segue firme com as baterias de testes em voo e em solo, necessárias para a certificação dele, que é o maior avião bimotor de passageiros do mundo. Enquanto isso, na fábrica, as coisas parecem estar avançando, com cada vez mais unidades de clientes (além dos quatro protótipos) aparecendo semi-prontas em fotos.

O vídeo abaixo (espere carregar), publicado no Twitter, mostra isso, ao registrar uma fila de cerca de sete aeronaves já prontas, embora ainda sem pintura e motores, enquanto aguardam a certificação do modelo. Se contadas junto com os quatro protótipos, totalizam 11 exemplares semi-prontos.

Dentre os clientes do modelo estão a Emirates, Qatar Airways, All Nippon Airways, Lufthansa, Etihad, Cathay Pacific, Singapore Airlines e British Airways.

Características distintas

Com a aeronave, a Boeing revelou três características principais que fazem com que este avião se destaque dos demais do segmento: os motores gigantes GE9x, as asas dobráveis e a nova fuselagem. Quem assistiu ao voo inaugural reparou em todas essas características marcantes.

Os dois grandes motores General Electric GE9X geram o empuxo necessário para que a aeronave de de 76,72 metros e de peso máximo de decolagem de 355 toneladas saia do chão e alcance até 14 mil quilômetros com uma economia de combustível de 10%, inclusive comparada a aeronaves modernas concorrentes (segundo estudos da Boeing). 

Finalmente, a fuselagem. De todas as inovações, talvez essa seja a mais interessante. Ela é mais longa do que o 777-300ER, tem a mesma largura por fora, mas possui mais espaço interno, pois a Boeing a re-esculpiu completamente.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

20 pessoas da mesma família são retiradas de avião após problema...

0
Dez adultos e dez crianças foram solicitados a desembarcar depois de supostamente não estarem em conformidade com os requisitos.