Vídeo: a polêmica retração de trem de um Boeing 727 da Aerosucre rente ao solo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 727 da Aerosucre, o mesmo do vídeo que você verá abaixo – Imagem: Daniel Hernández / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A companhia aérea colombiana Aerosucre já é bastante conhecida dos entusiastas da aviação pelas bonitas e, obviamente, também polêmicas, decolagens e passagens baixas. São vários os vídeos disponíveis na internet com seus clássicos trijatos Boeing 727 cargueiros fazendo as arriscadas peripécias.

E, embora não seja possível saber se antiga ou recente, mais uma filmagem que circula pelas redes sociais mostra outro destes momentos impressionantes feitos pelos pilotos da empresa.

Durante a realização do chamado “toque e arremetida” – quando a aeronave apenas toca a pista sem a intenção de completar a parada de pouso, arremetendo logo na sequência -, o piloto do 727 da Aerosucre comanda a retração do conjunto de trens de pouso a poucos centímetros do solo.

Nos instantes seguintes, o jato é mantido bastante próximo do solo até o final da pista, no típico movimento de decolagem com subida de alta performance, na qual o piloto primeiro ganha velocidade em voo horizontal após sair do solo e depois utiliza a energia para realizar uma subida de alta razão.

Embora muito bonito, o movimento registrado no vídeo é considerado polêmico em função da exagerada proximidade com o solo, afinal, bastaria alguma influência extra, como incidência de um vento ou uma falha técnica da aeronave, para um contato da fuselagem ou de uma ponta de asa com a pista.

Confira a seguir a gravação descrita e, logo abaixo dela, veja também outro vídeo de uma decolagem feita por um B727 da Aerosucre mantendo-se a baixa altura até o fim da pista:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias