O dia em que um piloto aluno acertou um poste com o avião de instrução

Um vídeo de um incidente de alguns anos atrás, mas que tem circulado recentemente no YouTube, mostra que uma câmera de segurança flagrou o momento em que um Cessna 172 atingiu um poste com sua asa esquerda no pátio do aeroporto. Veja a seguir o vídeo e, logo abaixo, mais detalhes sobre a situação.

A gravação que você viu acima, que foi trazida a nosso conhecimento pelo site parceiro Transponder 1200, seria de 26 de dezembro de 2015, segundo descrição do canal que a divulgou no YouTube.

O relato informa que a ocorrência se deu no aeroporto de Punta Gorda, no estado da Florida, Estados Unidos, quando um aluno piloto de 40 anos, com aproximadamente 47 horas de voo totais, taxiava em operação solo (sem o instrutor a bordo) o Cessna 172 registrado sob a matrícula N4776E.

O aluno relatou que, após o pouso, ele estava taxiando no pátio entre um avião estacionado e um poste de luz, sendo orientado por um funcionário do pátio, mas durante o movimento a asa esquerda do avião colidiu com o poste de luz e sofreu danos substanciais.

É possível ver nas imagens do vídeo que não apenas o bordo de ataque da asa foi amassado no local do contato com o poste, mas também outras regiões do extradorso (superfície superior da asa) sofreram deformações, o que indica que o impacto foi relativamente forte.

O piloto teria relatado que o funcionário e o avião estacionado “chamaram minha atenção e não vi o poste de luz cinza durante minha varredura, possivelmente devido ao fundo cinza do céu na época”.

Ele ainda teria dito que não houve falhas mecânicas pré-impacto ou mau funcionamento da aeronave ou do motor que impediriam a operação normal.

Relembre na matéria a seguir (ou clicando aqui) mais um caso recente de um aluno que acabou danificando uma aeronave de instrução, mas nesse caso deixando o Cessna totalmente destruído:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias