Piloto folgado desobedece controladora de tráfego aéreo e se faz de vítima

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Algo totalmente fora do padrão aconteceu na semana passada, quando um piloto desrespeitou não apenas a controladora de tráfego aéreo, mas também as regras e a fonia padrão da aviação comercial dos Estados Unidos (e do mundo). E o pior, no final ele ainda se fez de vítima.

O canal VASAviation no Youtube divulgou um vídeo gravado do radar de Las Vegas no dia 20 de junho, junto com as conversas dos pilotos com a controladora de tráfego aéreo. Em certo momento, um piloto de um Cessna P210 registrado como N731NR ingressa num espaço aéreo para o qual não tinha autorização, causando conflito com outros voos comerciais. Mas ele não estava disposto a respeitar a controladora.

A conversa está em inglês, mas uma tradução livre segue abaixo. Nesse momento, o avião N731NR entra no espaço aéreo Bravo (próximo de um aeroporto movimentado) sem autorização para fazê-lo, e aí a situação começa:

Controladora (ATC): “N1NR, preciso de você fora do Bravo”.
Piloto: “Negativo”.
ATC: “Negativo, o que?”
Piloto: “Estou dentro”.
ATC: “Você não recebeu autorização para o Bravo. 1NR, saia do Bravo. imediatamente”.
Piloto: “Estive conversando com você o tempo todo. Esse é o objetivo de falar com você”.
ATC: “Você precisa ter uma autorização para o Bravo. Você precisa solicitar autorização para o Bravo”.
Piloto: “Solicitei a liberação do Bravo há cerca de 24 quilômetros”.
ATC: “Ninguém liberou você a entrar no Bravo, somente eu poderia”.
Piloto: “Então me libere”.
ATC: “Não!”
Piloto: “Sim!”

Nesse ponto, outro piloto entra na fonia e diz: “você é um babaca”, e o piloto responde: “você está sendo, isso não é a fraseologia apropriada”. O vídeo então volta à comunicação anterior, o que deixa claro que o piloto nunca recebeu autorização para ingressar no espaço aéreo Bravo.

Então continua:

Piloto: “Solicitei autorização várias vezes”.
ATC: “N1NR, eu lhe disse para ficar fora do Bravo”.
ATC: “N1NR, aconselhamos entrar em contato com a aproximação de Las Vegas. Vou lhe dar o número quando estiver pronto para copiar”.
Piloto: “Não estou pronto para copiar. Estou voando”.

Assista ao vídeo completo (aguarde carregar):

No final do vídeo, a VASAviation mostra a parte em que o piloto fala com a Torre de Henderson, onde ele pousou. Em certo momento, o controlador diz “não sei o que aconteceu, mas pelo que você diz, desculpe pelo serviço”. 

Ou seja, o piloto além de arrogante e infringir a regra quando estava falando com a controladora anterior, ainda deve ter se feito de vítima para a torre do aeroporto em que pousou.

Em resumo, o que aconteceu foi desrespeitoso e perigoso e, honestamente, ele deve sofrer as penalidades e perder a carteira para que isso possa servir de exemplo. Tal atitude coloca em risco a segurança da aviação.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.