Início Aviação Militar Vídeo registra pouso de caça F-5 em Guarulhos com uso de paraquedas

Vídeo registra pouso de caça F-5 em Guarulhos com uso de paraquedas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Embora não seja um evento raro no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), é sempre interessante acompanhar a diferente operação dos caças F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousam no local.

Devido à presença da Base Aérea que, em relação aos terminais de passageiros, fica no lado oposto das pistas do aeroporto, aviões militares aparecem frequentemente por lá e, no caso específico do F-5, devido a sua alta velocidade de pouso, possui paraquedas para uma parada mais eficiente.

E como nos últimos meses o Aeroporto de Guarulhos tem contado com dois canais no YouTube transmitindo ao vivo suas operações durante 24 horas em todos os dias da semana, tem sido possível acompanhar em detalhes como tudo ocorre a cada chegada do caça da FAB.

Como você verá no vídeo abaixo, o piloto do F-5 com chamada de rádio Coringa 73 informa ao controlador de tráfego aéreo da torre de Guarulhos que haverá uso do paraquedas no pouso.

Então, instantes após o toque na pista, é possível ver o dispositivo sendo liberado e mantido até que a maior parte da velocidade tenha sido perdida. Por fim, o F-5 solta o paraquedas, que fica na pista até que a equipe de apoio chegue para recolhê-lo.

Acompanhe a seguir os detalhes acima descritos no vídeo do canal SBGR, gravado na última terça-feira, 16 de março: