Início Acidentes e Incidentes Passageiro filma pouso duro e arremetida que causou danos em avião A320

Passageiro filma pouso duro e arremetida que causou danos em avião A320

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo gravado por um passageiro registrou o momento em que um Airbus A320 da Avianca enfrentou um pouso bastante duro, que levou os pilotos a optarem por arremeter e retornarem para uma nova aproximação.

No vídeo que você viu logo acima, é possível notar que, devido à força do toque contra o solo, o A320 volta a voar e, imediatamente, o procedimento de arremetida do jato é executado pelos tripulantes antes que ele volte ao solo.

Segundo informa o The Aviation Herald (AvHerald), o Airbus A320 envolvido na ocorrência foi o registrado sob a matrícula N281AV, quando realizava o voo de número AV-8597 de Bogotá a Pasto, ambas na Colômbia, na última terça-feira, 27 de outubro.

O jato pousava na pista 20 de Pasto às 11h20 locais (13h20 de Brasília), mas efetuou a arremetida e subiu novamente até o nível de voo FL120 antes de se posicionar para outra aproximação para a pista 02, oposta à primeira tentativa.

A aeronave pousou na pista 02 cerca de 25 minutos após a arremetida, sem novas intercorrências.

flightRadar24 Voo A320 Avianca Pouso Duro Pasto
O voo do incidente e os demais voos do A320 – Imagem: FlightRadar24

Apesar do pouso duro, os dados do FlightRadar24 mostram que a aeronave partiu normalmente para o voo de retorno AV-8598 no horário programado, pousou em Bogotá e ainda voou outro setor no AV-9546 para Cartagena (Colômbia), antes que, também segundo o AvHerald, danos fossem descobertos na aeronave.

Apesar da descoberta, os danos parecem não ter sido estruturais, uma vez que a aeronave permaneceu no solo em Cartagena por menos de 2 dias (38 horas) antes de retornar ao serviço.

O aeroporto de Pasto em que aconteceu o incidente é o mesmo no qual, no dia seguinte (28), outro A320 da Avianca foi danificado quando decolava, ao ser atingido por pedaços de asfalto se soltando da pista em más condições. Apesar disso, parece ser apenas uma coincidência, uma vez que não é possível estabelecer nenhuma ligação direta entre o estado da pista e a ocorrência de um pouso duro.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.