Início Empresas Aéreas Vídeo mostra o pouso noturno do raro voo da SAS para o...

Vídeo mostra o pouso noturno do raro voo da SAS para o Brasil

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A última sexta-feira, dia 22 de janeiro, marcou a segunda visita em mais de 20 anos de um avião da companhia aérea dinamarquesa SAS – Scadinavian Airlines. O pouso da rara operação, feita por um Airbus A350 da empresa, foi gravado pelo canal Viracopos Full HD, parceiro do AEROIN.

A aeronave que você pôde ver no pouso noturno do vídeo acima é o Airbus A350-900 registrado sob a matrícula SE-RSA, que partiu do Aeroporto de Copenhagen, capital da Dinamarca, e chegou ao Brasil após 12 horas e 49 minutos desde a decolagem.

O voo de número SK7005 pousou às 19:20 da sexta-feira no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP), marcando a segunda visita da SAS ao país desde o início da pandemia da Covid-19.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), disponíveis a partir do ano 2000, é também a segunda vez nesses mais de 20 anos de informações históricas no sistema da agência.

O A350 da SAS no voo da sexta-feira – Imagem: FlightRadar24

A vinda anterior ocorreu em abril do ano passado, logo no início da pandemia no Brasil, quando um Airbus A350-900 da SAS pousou no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), e depois no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, para uma operação de repatriação de cidadãos dinamarqueses.

Dessa vez, no entanto, o sistema da ANAC indica que a operação, embora efetuada com um avião de transporte de passageiros, é de natureza puramente cargueira. A partida para o retorno até Copenhagen está prevista às 19:00 deste sábado (23), no voo de número SK7006.

Mas esta não é a última aparição da SAS por aqui. A companhia também tem aprovação da ANAC para repetir o par de voos 7005/7006 na próxima semana, mais uma vez pousando no GRU Airport na sexta (29) e partindo no sábado (30), nos mesmos horários.

Avião Airbus A350-900 SAS Scandinavian Airlines
Airbus A350-900 da SAS – Imagem: Dylan T / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons