Vídeo: Prefeita coloca carros na pista para impedir pouso de Airbus A340 vindo da Europa

A prefeita do município de Guayaquil bloqueou a pista do aeroporto José Joaquín de Olmedo com veículos municipais e da Autoridade de Trânsito Municipal para impedir o pouso de um avião da Iberia, com medo de que traria passageiros com Coronavírus (COVID-19). Lembrando que o Equador fechou todas as suas fronteiras.

Prefeita

Desde a meia-noite de terça-feira, 17 de março, os passageiros vindos do exterior foram proibidos de entrar no Equador por ordem do Governo Nacional, como uma medida para conter a propagação da pandemia de coronavírus. Mas faltou comunicação.

Na tarde desta quarta-feira, o voo IBE6453 estava chegando a Guayaquil proveniente de Madrid, aparentemente vazio, com objetivo de resgatar passageiros que partiam para a Europa. No entanto, ele não conseguiu chegar a seu destino. Ao invés disso, o Airbus A340 teve que alternar para a capital do país, Quito, já que a Prefeita de Guayaquil, Cynthia Viteri, simplesmente bloqueou a pista com muitos veículos.

O vídeo abaixo foi feito a partir de um helicóptero e mostra uma enorme quantidade de automóveis bloqueando a pista do aeroporto (espere o vídeo carregar).

Falta de Comunicação

O Ministério das Obras Públicas do Equador se voltou contra a decisão unilateral e emitiu uma declaração no seu canal do Twitter, repudiando a decisão e jogando a culpa pela falta de voos de emergência na prefeitura de Guayaquil.

O Ministério detalhou que as ações municipais dificultam a atividade aérea planejada dentro da emergência de saúde declarada devido à COVID-19. Isso porque a resolução emitida governo permite a saída de voos com passageiros internacionais.

“Consideramos o órgão municipal responsável pela falta de voos de emergência e aqueles previamente autorizados a levar passageiros estrangeiros para seus destinos. Também rejeitamos qualquer tentativa de violência nas pistas de pouso internacionais do país”.

O voo 6453 acabou alternando para Quito – Fonte FR24

O gerente da Autoridade Aeroportuária de Guayaquil, Nicolás Romero, disse que os veículos do município entraram na pista de pouso por ordem da prefeitura e que não tinha mais detalhes. “Eu não entendo o que aconteceu”, disse ele ao La Republica. O caso será investigado a nível nacional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias