Início Acidentes e Incidentes Vídeo registra momento em que motor ‘pipoca’ na decolagem e obriga...

Vídeo registra momento em que motor ‘pipoca’ na decolagem e obriga Boeing 767 a retornar

Um jato cargueiro do modelo Boeing 767-300ER teve problemas durante a decolagem na Colômbia, quando seu motor começou a falhar, resultando em estouros combinados com chamas. O vídeo do incidente foi compartilhado pelo perfil Breaking Aviation News no Twitter.

O caso aconteceu ontem (19) em Bogotá com um 767-300F da americana UPS Airlines, que acabara de decolar rumo a Miami, e que, ainda na subida inicial, teve problemas com o motor esquerdo. Um piloto em outra aeronave comercial gravou tudo e em seu vídeo é possível ver que o cargueiro aparece na cena já emitindo uma fumaça atípica com fogo saindo dos motores e estouros.

Segundo informações apuradas pelo The Aviation Herald, os pilotos desligaram o motor problemático e nivelaram o avião a 14 mil pés de altitude, antes de conduzirem o retorno ao Aeroporto El Dorado em Bogotá.

A causa do problema ainda não foi divulgada e está sob investigação, mas vários eventos podem levar a esse tipo de ocorrência como como ingestão de objetos exteriores, pássaros, estol de compressor, por exemplo.

No caso específico de Bogotá, a decolagem com apenas um dos motores é desafiadora, dado que o aeroporto 2.548 metros acima do nível do mar, mas existem procedimentos e cálculos de performance que visam a mitigar riscos associados a esse tipo de evento.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A