Vídeo revela que trem de pouso de 737 venezuelano quebrou ainda em alta velocidade

Um vídeo de um passageiro divulgado em 26 de novembro (veja abaixo) deixa claro que o colapso do trem de pouso de um Boeing 737 venezuelano não ocorreu apenas durante uma curva, conforme relatado inicialmente pelas autoridades colombianas, mas logo após o pouso e em alta velocidade.

Boeing 737 Avior Venezuelano
Capturas do vídeo feito pelo passageiro do voo da Avior (assista abaixo)

O trem de pouso principal de um Boeing 737-400 da venezuelana Avior Airlines desabou ao pousar em Bogotá no sábado, dia 22 de novembro. O incidente somou-se ao caos pelo qual passava o Aeroporto El Dorado no fim de semana, devido aos muitos protestos violentos na cidade e ao toque de recolher declarado pelo governo municipal.

O que aconteceu com o Boeing venezuelano?

O clássico Boeing, de registro YV3012 estava realizando o voo 9V-1400 de Valência, na Venezuela (antes, havia a informação de que o voo partira de Barcelona, também na Venezuela, mas foi posteriormente corrigido), para Bogotá, e, logo ao tocar na pista e ainda em alta velocidade, o trem principal cedeu.

Com isso, o avião acabou por arrastar a nacele do motor direito na pista, enquanto tentava parar.

Eric Salard [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)]
Foto de Eric Salard [CC]

Muitas faíscas saíam enquanto os passageiros observavam da janela do avião, incrédulos. Além disso, a tripulação de outra aeronave no aeroporto informou que eles podiam ver um incêndio e isso acionou imediatamente os serviços de emergência, que responderam com bastante rapidez, jogando espuma no motor afetado.

Após constatar que não havia fogo, a equipe de emergência e os pilotos liberaram a evacuação da aeronave, ali mesmo na pista de táxi, antes de serem levados ao terminal.

A cena

Um vídeo do incidente, registrado por um passageiro do voo, pode ser visto abaixo. Por ele, é possível ver que o trem de pouso principal quebra (ou retrai) logo após o toque na pista, ainda em alta velocidade, causando um assustador show pirotécnico.

É certo que todo esse incidente ainda será investigado para que as causas sejam determinadas, mas o colapso de um trem de pouso geralmente está associado a problemas de manutenção. A aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Mais sobre a Avior

A Avior Airlines é sediada na cidade costeira de Barcelona, ​​Venezuela. A empresa opera principalmente serviços regulares e charter dentro do país. Além disso, também serve voos para destinos vizinhos da América do Sul e do Caribe. Há também um serviço para o Brasil, com destino a Manaus.

Sua frota tem, basicamente, aviões antigos, são eles: 11 Boeing 737 clássicos – cinco 737-200 e seis 737-300 e ainda há um único Airbus A340-300.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.