Vídeo traz bonita lembrança de um MD-11 da Martinair na Grande Curitiba

Trazemos hoje a você leitor do AEROIN um vídeo de encher os olhos de quem é apaixonado por aeronaves ou que ao menos admira e gosta de ver os grandes aviões comerciais, especialmente os clássicos “trijatos”.

Cena do belíssimo vídeo que você verá logo abaixo

No mundo da aviação comercial, diversas são as aeronaves que sempre estão aos olhos dos admiradores, como o Boeing 747 e suas variantes, mais conhecido como Jumbo Jet ou como a Rainha dos Céus, o Airbus A380, maior avião de passageiro do mundo, ou então o único e maior avião do globo terrestre, o cargueiro Antonov An-225.

No entanto, para os mais antigos, uma aeronave icônica talvez ganhe, disparadamente, a atenção sobre os acima citados, por seu design de três motores e uma frente intimidadora, em uma derivação alongada do DC-10. Estamos falando do McDonnell Douglas MD-11, seja na versão cargueira ou de passageiros.

A clássica e elegante aeronave operou no Brasil por diversos anos, em companhias aéreas de grande nome, como, por exemplo, a Centurion, Sky Lease, FedEx e a Lufthansa Cargo, que hoje substituíram os trijatos por Boeings 767 e 777, fazendo com que a visita do modelo ao Brasil seja cada vez mais rara, hoje acontecendo apenas esporadicamente pela FedEx.

E além das acima citadas, outra que trazia frequentemente o modelo ao Brasil era a Martinair Cargo. Logo abaixo, você poderá relembrar a chegada e a partida de um MD-11 nas cores da linha aérea holandesa de propriedade do Grupo KLM, ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), grande Curitiba.

O vídeo gravado por nosso parceiro “Plane Spotter HD Curitiba“, apesar de publicado agora, traz a nostalgia de um voo ocorrido em 2014 com a aeronave registrada sob a matrícula PH-MCR e sua bonita cauda vermelha e branca.

Nas imagens é possível observar desde a chegada do jato até sua decolagem, sempre assemelhada à de um foguete pela alta razão de subida. Segundo o autor do vídeo, pouco após este voo em questão, a aeronave parou de operar no aeroporto paranaense.

O PH-MCR foi entregue à companhia em 1995 e, atualmente, segundo relata a descrição do vídeo, encontra-se sendo desmontado no Aeroporto Logístico da Califórnia do Sul, em Victorville, Califórnia.

A companhia aérea voava regularmente para o destino no sul do país, realizando rotas entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e o aeroporto em São José dos Pinhais. Segundo dados da ANAC, essas operações entre os dois locais ocorreram por volta de 2013 até 2015.

Em 2016, a companhia aposentou seus últimos dois MD-11 de uma frota que contou com sete aeronaves, enquanto também mantinha na época quatro Boeings 747-400F. Atualmente, a Martinair possui apenas um Boeing 747-400F que ainda permanece em suas cores e esporadicamente voa para o Brasil.

Para você, leitor apaixonado pelo MD-11, deixaremos em seguida mais dois vídeos do modelo nas cores da Martinair, sendo o primeiro de uma decolagem do Aeroporto Internacional de Viracopos, de onde o trijato normalmente decolava em direção a Curitiba, e um segundo que mostra o bonito som dos motores durante a aceleração de decolagem:

Leia mais sobre o MD-11:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias