Vídeo: última fuselagem do A380 inicia jornada de 20 dias até a fábrica da Airbus

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Na medida em que se aproxima o encerramento da produção do maior avião de passageiros já construído, programado para 2021, as demais plantas industriais conectadas à produção do Airbus A380 concluem seus trabalhos.

Foto Guillaume Dalmard

Nessa semana, foi a vez da seção principal da fuselagem do último Airbus A380 deixar a fábrica de Montoir-de-Bretagne, no oeste da França, rumo a Toulouse, onde a montagem final será realizada. A entrega da aeronave deve ocorrer em 2021 e está reservada para a Emirates.

Fotos e vídeos registrados ao longo do caminho, mostram as gigantescas partes viajando por terra e água, a fim de atravessar 500 quilômetros que separam sua fábrica da fábrica da Airbus. Esses registros são os últimos de uma cadeia de suprimentos impressionante, criada exclusivamente para o A380.

O processo de transporte é extremamente complexo e começa por terra até porto de Saint Nazaire, onde as enormes peças são carregadas em um barco especial que as transporta para Pauillac, perto de Bordeaux. De lá, elas sobem o rio Gironde em uma barcaça para a cidade de Langon, onde continuam lentamente por estrada até o destino final. 

Não pense que tudo isso é rápido, a viagem dura mais de 20 dias e as peças devem chegar à fábrica da Airbus em 25 de junho de 2020.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias