Vídeos nos aeroportos do Brasil mostram frotas inteiras fora de operação

Assim como já vínhamos acompanhando há semanas em vídeos de aeroportos de outros países, a parada de frotas quase completas de companhias aéreas agora chegou ao Brasil.

Frotas companhias aéreas no chão aeroportos do Brasil

Apesar de sempre impactantes, as imagens pareciam distantes de nossa realidade enquanto a aviação brasileira mantinha-se no ar, diante da demora para a chegada do coronavírus por aqui e da falta de ação das autoridades do país.

Tudo começou com os aeroportos da China completamente tomados de aviões de grandes companhias aéreas, como a Hong Kong Airlines e a Cathay Pacific, enquanto o resto do mundo ainda seguia voando. Depois, foi a vez de enormes suspensões na Europa, como mostraram os vídeos da Lufthansa e da Austrian Airlines, por exemplo.

Agora, a forte queda de demanda finalmente chegou às Américas, inicialmente com as paradas de centenas de aviões nos Estados Unidos e outros países, até finalmente chegar aqui em nossa aviação nos dias mais recentes.

Um dos vídeos já feitos aqui no Brasil, por uma emissora de TV, mostra um grande número de aviões turboélices ATR-72 e jatos Embraer 190 da Azul Linhas Aéreas parados no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte:

Outro vídeo de um funcionário, gravado no antes altamente movimentado Aeroporto Internacional de Guarulhos, mostra diversas aeronaves da LATAM e da GOL fora de operação nos pátios do GRU Airport:

Se, por um lado, essa enorme parada da aviação ajuda a servir como uma barreira para a disseminação da COVID-19 entre estados e países, por outro, ela revela que as companhias aéreas – e não apenas elas, mas a economia como um todo – passarão por uma crise sem precedentes. Apertem os cintos para o pouso de emergência da economia mundial.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Comentários estão fechados.