Vídeos mostram Boeing 747 lançando foguete ao espaço

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Virgin Orbit, do inglês Richard Branson, lançou com sucesso um foguete ao espaço a partir de um Boeing 747 neste último domingo, 17 de janeiro, e diversos vídeos que você verá a seguir mostram imagens desse importante marco da primeira missão bem-sucedida da empresa.

A aeronave 747-400 modificada da empresa, registrada sob a matrícula N744VG e batizada de Cosmic Girl (Garota Cósmica), decolou do Mojave Air and Space Port na California com o foguete LauncherOne acoplado à sua asa esquerda, levando consigo satélites para a órbita terrestre. O LauncherOne é capaz de lançar para o espaço pequenas e médias cargas em órbitas de baixa altitude.

A grande inovação que propõe a Virign Orbit é o caminho que o foguete segue para chegar ao espaço. Em vez de se lançar verticalmente do chão – como a maioria dos foguetes faz hoje em dia – o LauncherOne é levado debaixo da asa do avião Jumbo, economizando parte do combustível que o artefato gastaria para chegar até a altitude do voo.

Na manobra de lançamento, após a liberação do foguete o Boeing 747 levanta rapidamente seu nariz e vira para a direita, para se afastar com segurança. Uma primeira tentativa havia ocorrido em maio do ano passado, mas na ocasião o foguete apresentou um problema e não acionou seu motor após a liberação. Agora, a segunda tentativa obteve sucesso.

Veja a seguir três vídeos que mostram todos os detalhes acima descritos. No primeiro deles você vê o Jumbo decolando do Mojave Air and Space Port com o LauncherOne sob sua asa. No segundo, há a liberação do foguete e a manobra de afastamento do 747. Por fim, o terceiro apresenta uma câmera acoplada ao LauncherOne, em que é possível ver novamente a liberação e a manobra por outro ângulo de visão.

Vídeo 1 – Decolagem do Boeing 747:

Vídeo 2 – Liberação do foguete vista do solo:

Vídeo 3 – Liberação vista do próprio foguete:

Após o lançamento, a Virgin Orbit informou em seu Twitter que a liberação dos satélites também foi completada com sucesso. Na publicação, a empresa declara:

“Cargas liberadas com sucesso na órbita pretendida! Nós estamos muito, muito orgulhosos de dizer que o LauncherOne completou sua primeira missão ao espaço, carregando 9 missões CubeSat na Órbita Baixa da Terra para nossos amigos da NASA”.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias