Início Empresas Aéreas Vídeos: último Boeing 747 francês faz rasantes na sua aposentadoria

Vídeos: último Boeing 747 francês faz rasantes na sua aposentadoria

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O fim de uma era: após 15 anos de operação, último Jumbo Boeing 747 da frota de uma companhia aérea francesa fez seu voo final ostentando as cores da companhia, promovendo rasantes na decolagem e no pouso.

F-GTUI se despede da Corsair © Divulgação

Hoje (15), mais uma aérea se despediu do último exemplar do clássico Jumbo de sua frota: como programado, a francesa Corsair International enviou seu último 747, de matrícula F-GTUI, rumo ao Kemble Cotswold, o pequeno aeroporto no Reino Unido onde será desmontado.

O imponente jato, último da frota da Corsair, junta-se a seus outros dois “irmãos” que na semana passada já haviam seguido para o aeroporto inglês, conforme divulgado aqui no AEROIN. Na chegada a Cotswold, a Jumbo fez um belo rasante antes do pouso definitivo:

O voo, batizado especialmente para a ocasião como SS747 teve a duração de uma hora, com 456 km percorridos, segundo o Flightradar24. O jato decolou de Orly, em Paris, às 13:52 do horário local, pousando no pequeno aeroporto de Kemble Cotswold às 14:00 do horário local.

Último voo avião 747-400 da Corsair
Trajetória do voo do F-GTUI. Fonte: Flightradar24.

Até o início da pandemia, a Corsair matinha ativos em sua frota três Boeings 747-400 de passageiros: F-GTUI, F-HSEA e F-HSUN. Os planos de aposentadoria destes jatos eram para abril de 2021.

Porém, após toda a inesperada reviravolta da aviação mundial neste 2020, os três deixaram de alçar voos nos primeiros meses deste ano, e agora se despedem definitivamente de sua história no céu.

Agora, com a retirada de serviço do F-GTUI, a Corsair finaliza as operações com o clássico quadrimotor de Seattle.

F-GTUI

O F-GTUI foi recebido pela Corsair em 2005, conforme dados do Airfleets. A aeronave número de série (MSN) 26875, produzida em 1991, entrou em operação originalmente pela United Airlines, com a matrícula americana N186UA, sendo recebida pela aérea em 24/08/1992.

Avião 747-400 da Corsair
Au revoir, merci beaucoup. F-GTUI. Imagem: Corsair News Room via Twitter.

O Boeing 747-400, ainda de acordo com a Airfleets, operou somente nas duas aéreas. A aeronave fez seu primeiro voo em 06/08/1991, e é equipada com quatro motores PW4056.

Na despedida no aeroporto de Orly, em Paris, o Jumbo foi saudado com muita festa, com direito a banho na pista e passagem baixa, confira o belo vídeo abaixo:

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.