Viracopos bate recordes com forte alta na movimentação de cargas

747-400 da KLM Cargo decola de Viracopos cumprindo voo da Martinair

A movimentação de exportação, importação e de cargas domésticas no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), teve crescimento de 23,17% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram movimentados nos primeiros meses deste ano 52.614 toneladas contra 42.415 de 2017.




A área de exportações teve o maior crescimento desde o início da concessão do aeroporto (em 2012) com crescimento de 39,8%, em relação a março de 2017, com um total de 8.031 toneladas. No acumulado do trimestre, o crescimento das exportações chega a 30,2%. Entre os segmentos com maior destaque na exportação (por peso movimentado) estão Tecnologia, Automotivo e Papelaria e Publicações.

Já nas importações, a alta foi 19,9% em relação a março de 2017, com um total de 11.676 toneladas movimentadas no mês passado, sendo melhor mês de março dos últimos três anos. No acumulado do primeiro trimestre de 2018, houve um crescimento de 19% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Entre os destaques na importação (por peso movimentado) estão os segmentos Papelaria e Publicações, Têxtil, Metal-Mecânico, Tecnologia e Farmacêuticos.

O aumento da movimentação de cargas domésticas foi de 94,2% no primeiro trimestre de 2018, com 882 toneladas contra 454 toneladas nos primeiros três meses do ano passado.

777F da LAN Cargo era figurinha carimbada em Viracopos; hoje é mais comum ver os 767F da LATAM Cargo em seu lugar

Remessas expressas

As remessas expressas ou curier também continuam em alta no Terminal. Neste primeiro trimestre, a alta neste serviço chegou a 26,5%, com um total de 1.460 toneladas. Se levado em conta apenas o mês de março, o crescimento foi de 19,3% em relação ao mesmo mês de 2017.

De acordo com o Diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, as seguidas altas na movimentação de carga no aeroporto refletem um reaquecimento no comércio exterior e indicam que mais clientes têm preferido utilizar a infraestrutura de Viracopos por causa do trabalho eficiente e ágil que vem sendo desenvolvido pelas equipes do terminal de carga do aeroporto.

Melhor do mundo

O Aeroporto Internacional de Viracopos foi eleito neste mês o melhor aeroporto de carga do mundo em sua categoria no Air Cargo Excellence Awards 2018. O anúncio foi feito no dia 03 de abril, em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.

Viracopos ficou na primeira colocação mundial na categoria de até 400.000 ton./ano. Logo atrás do terminal de Campinas aparecem os aeroportos de Orlando (EUA) e de Guayaquil (ECU). Em 2017, o Terminal de Carga de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas, entre exportação, importação, doméstico e curier (remessas expressas).

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

747-8F da Panalpina em aproximação para pouso em Viracopos, operando voo da Atlas Air

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da ABV Aeroportos Brasil Viracopos.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.