Viracopos recebe toneladas de equipamentos do Lollapalooza 2019

O Aeroporto Internacional de Viracopos cada vez mais se consolida como o aeroporto oficial dos grandes shows e eventos que acontecem no Brasil. O Terminal de Carga (TECA) do aeroporto começou a receber nesta segunda-feira (01/04) os equipamentos de som e de iluminação de algumas bandas que farão shows no Lollapalooza 2019, que acontece no próximo fim de semana, em São Paulo (SP). Ao todo, serão quatro voos cargueiros.

Avião Boeing 747-8F Atlas Air Cargo
Boeing 747-8F da Atlas em Viracopos

Chegam por Viracopos até esta quarta-feira (03/04) os equipamentos de Sam Smith, St. Vincent, Kendrick Lamar, 21 Pilots, Interpol e Years & Years, entre outros. No total serão aproximadamente 50 mil toneladas de equipamentos desembarcados e embarcados em Campinas (SP) e que seguirão em carretas para a capital paulista durante a semana. Os dois primeiros voos chegaram nesta segunda-feira (01/04).

Com a chegada destes equipamentos, Viracopos mantém a tendência de ser a principal porta de entrada de equipamentos de grandes shows no Brasil. O Terminal de Carga possui expertise logística para processar grandes volumes de carga de megaeventos internacionais. Já passaram pelo TECA, por exemplo, equipamento de shows das bandas como Aerosmith, Bon Jovi, Guns N’ Roses, U2, Rolling Stones, Maroom 5, Coldplay, Elton John e Justin Bieber, além de festivais como Rock in Rio e SP-TRIP.

“Destacamos equipe dedicada, com anos de experiência em processamento de cargas especiais. Com uma área coberta de 50.000m², o material das bandas fica em área controlada e segura, com sistema de vigilância eletrônica e pessoal 24hs por dia, embora o processamento deste tipo de evento seja muito ágil, com a maioria das cargas saindo ainda no mesmo dia de sua chegada ao Brasil”, disse o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.

Segundo o gerente, Viracopos tem se consolidado como o aeroporto para shows no Brasil por aperfeiçoar a cada ano o trabalho neste setor. “Focamos na customização dos processos para cargas especiais, consolidando nossa expertise, com foco na gestão de riscos e alinhados à nossa política de qualidade, lembrando que  Viracopos foi o primeiro Terminal de Cargas (TECA) de aeroporto concedido a possuir o selo da ISO 9001:2015, sempre coordenando nossas atividades com os órgãos de fiscalização”, completou o gerente.

Outros eventos

Viracopos já recebeu equipamentos de outros importantes shows e eventos. Em 1993, por exemplo, o aeroporto recebeu 400 toneladas de equipamentos do show do cantor Michael Jackson. O TECA também já recebeu equipamentos de anos anteriores dos festivais Lollapalooza e do Rock in Rio.

Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 17 anos. Em 2018, o Terminal de Carga recebeu as aeronaves cargueiras que trouxeram os carros e todo o material das equipes que disputaram a corrida de Interlagos.

Informações pela Aeroportos Brasil Viracopos.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.