Viracopos ganha voos de nova companhia árabe na semana que vem

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passa a ter a partir da próxima terça-feira, 19 de novembro, duas frequências regulares semanais de uma nova companhia aérea cargueira internacional: a árabe Qatar Airways Cargo, uma das maiores empresas aéreas cargueiras do mundo.

Avião Boeing 777F Qatar Cargo
Boeing 777F da Qatar Cargo

A Qatar Cargo vai oferecer a ligação de Viracopos com países do Oriente Médio, Europa e América do Sul. Os voos serão realizados com um Boeing 777F, na rota Doha-Luxemburgo-Viracopos-Santiago-Doha, nas noites de terça-feira e de sexta-feira (veja mais abaixo a programação).

A nova companhia aérea a operar em Viracopos se soma a outras duas empresas que também anunciaram mais frequências ou ampliação de rotas por Viracopos neste ano: Korean Cargo e Latam Cargo. Hoje, pelos menos 20 empresas cargueiras nacionais e internacionais operam no aeroporto.

A Qatar Airways Cargo serve mais de 60 destinos de carga em todo o mundo a partir de seu moderno e sofisticado hub cargueiro localizado no Hamad International Airport, na cidade de Doha. A Qatar Cargo possui uma frota dedicada de cargueiros composta de 19 Boeing 777F, cinco Airbus A330F e dois Boeing 747-8F.

Avião Boeing 747-8F Qatar Cargo
Boeing 747-8F da Qatar Cargo, que por enquanto não deve operar nos voos de Viracopos

Com esta ampliação, o aeroporto aumenta ainda mais sua importância no cenário de transporte de carga aérea no Brasil. Hoje, o Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em valor de carga importada no país.

Além de contar com uma ampla, ágil e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, o aeroporto é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.

Segundo dados do sistema SIROS da ANAC, os voos da Qatar Cargo pousarão e decolarão de Viracopos na seguinte programação (em horário local):

  • Voo 8190, às terças: pouso às 19:20;
  • Voo 8190, às terças: decolagem às 21:25;
  • Voo 8192, às sextas: pouso às 18:45;
  • Voo 8192, às sextas: decolagem às 20:50.

Os novos voos da Korean Air Cargo

O Aeroporto Internacional de Viracopos passou a ter uma terceira frequência de um voo da empresa Korean Air Cargo no dia 24 de agosto deste ano.

A empresa coreana, que já operava voos regulares aos domingos e quintas-feiras em Viracopos, implantou a rota também para pousos e decolagens aos sábados a partir de Campinas.

Com aeronave Boeing 777F, o novo voo da Korean Air Cargo tem chegada prevista para às 16h20 aos sábados e decolagem às 19h00, do mesmo dia. A rota de chegada será Coreia-Miami-Viracopos. Já a rota do voo de volta será Viracopos-Santiago-Lima-Los Angeles-Coréia.

Vocação cargueira também para a Formula 1 por 18 anos

Todos os anos, mais de 600 mil quilos de equipamentos da mais famosa competição mundial de automobilismo chegam ao Brasil através do Aeroporto Internacional de Viracopos. De lá, a Fórmula 1 é transportada por dezenas de carretas até a capital paulista, que fica a aproximadamente 100 quilômetros do aeroporto de Campinas.

Neste ano, segundo informações do sistema SIROS da ANAC, entre os dias 05 07 de novembro, pousaram em Viracopos 7 voos extras com os Jumbos Boeing 747 das companhias aéreas Cargolux e Atlas Air. Os dois voos da Cargolux foram com o modelo maior, 747-8F, enquanto os cinco da Atlas foram com a geração anterior e ligeiramente menor, 747-400F.

Após a etapa deste ano, que ocorre neste final de semana dos dias 16 e 17 de novembro, as aeronaves devem retornar para buscar os equipamentos durante a semana subsequente.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.