Virgin Australia faz voo de 20 horas de duração com um Boeing 777-300ER

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Esses tempos de crise têm se mostrado desafiadores em vários sentidos. Sob a ótica financeira, as empresas têm sido obrigadas a fazer malabarismos para manterem-se em pé enquanto seus aviões estão no chão, do outro lado, sob o prisma operacional, as fronteiras fechadas ao redor do mundo resultam em voos ultra-longos de muitas horas, longe da imaginação de muitos.

E mais um desses voos aconteceu nessa semana, dessa vez envolvendo uma aeronave Boeing 777-300ER da Virgin Australia. Na manhã de terça-feira (14), a aeronave de matrícula VH-VPD partiu de Paris e voou sem escalas até a costa leste australiana, vindo a pousar em Brisbane somente na quarta-feira à tarde.

O FlightAware registrou o voo da Virgin

O tempo total de voo foi de 19 horas e 45 minutos, ou 26 minutos a mais do que o voo Londres-Sydney da Qantas, em novembro de 2019, apesar da distância ser menor. A distância de Paris para Brisbane é de 16.532 km em linha reta.

No entanto, o que tornou esse voo possível foi o fato dele estar totalmente vazio, uma vez que a aeronave voltava de uma operação de repatriação de Auckland a Hong Kong e Paris, em nome do governo francês. Portanto, esse não foi um voo com passageiros e não pode ser comparado com os voos do Projeto Sunrise da Qantas.

Embora o “recorde”, não é um momento para comemorar. Por conta da pandemia, a companhia aérea Virgin Australia está numa situação financeira muito complicada, com um alto endividamento e analistas acreditando que a empresa não sobrevive sem ajuda do governo. Nesta sexta-feira (17), seu rating de crédito foi rebaixado para CCC-, um dos piores que existe, e suas ações já caíram 97%, tendo sido retiradas da negociação da bolsa de valores local.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Justificativas sobre preço alto nos voos de Campinas não são aceitas...

0
A diferença tarifária não foi comprovada por parâmetros objetivos e a conduta das empresas será analisada pela equipe de fiscalização.