Virgin Galactic conquista aprovação da FAA para voos espaciais de passageiros

Foto: Virgin

A Virgin Galactic anunciou nesta sexta-feira (25) que a Administração Federal de Aviação (FAA) lhe concedeu a licença necessária para transportar passageiros em voos espaciais futuros, um marco importante à medida que o empreendimento avança nos testes de desenvolvimento. Por consequência, as ações da empresa saltaram 38,9% nas negociações de hoje na bolsa de Nova Iorque, a maior alta já registrada em um único dia de negociação.

Com três testes de voos espaciais concluídos até o momento nos últimos dois anos, a Virgin Galactic agora tem mais três testes de voos espaciais planejados antes de concluir o desenvolvimento. A empresa anunciou anteriormente que seu próximo voo espacial transportaria quatro passageiros para testar a cabine da espaçonave, no segundo voaria o fundador Sir Richard Branson e o terceiro levaria membros da Força Aérea Italiana para treinamento profissional de astronautas.

A espaçonave Unity da Virgin Galactic foi projetada para acomodar até seis passageiros junto com os dois pilotos. A empresa tem cerca de 600 reservas de passagens em voos futuros, vendidas a preços entre US$ 200.000 e US$ 250.000 cada.

Até o momento, cinco funcionários da Virgin Galactic, incluindo quatro pilotos, tornaram-se astronautas reconhecidos pela FAA – já que os EUA veem oficialmente uma altitude de 80 quilômetros como a fronteira com o espaço.

Os atrasos no desenvolvimento levaram a uma demora para o início do serviço comercial, ora prometido pela empresa para meados de 2020, e agora para o início de 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias