Visita de um raro Airbus A300 é aguardada para amanhã no Rio de Janeiro

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto por Nassau Spotters via Transcarga

Novamente, o Brasil verá a visita de um clássico jato Airbus A300 em mais um voo cargueiro fretado da companhia aérea venezuelana Transcarga. As informações passaram a constar do sistema de dados de voos aprovados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na manhã dessa quinta-feira (18).

A companhia aérea aparece esporadicamente no nosso país, geralmente efetuando voos entre a capital da Venezuela, Caracas, e a aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas/SP. Mas, dessa vez, a companhia solicitou uma operação para o Rio de Janeiro.

O voo

Segundo os dados da ANAC, a operação planejada terá uma curta estada no Rio de Janeiro e é a seguinte:

Voo TIW-1528 – dia 19 de fevereiro: decola de Caracas às 12h30 (no horário de Brasília) e pousa no Rio de Janeiro (Galeão) às 17h30 locais.

Voo TIW-1531 – dia 19 de fevereiro: decola do Rio às 19h30, de volta para Caracas.

Segundo informações do Airfleets, a Transcarga tem em sua frota dois Airbus A300, registrados sob as matrículas YV560T e YV562T.

Banida dos EUA

Em maio de 2019, o Departamento de Transportes dos EUA (DOT) proibiu todos os voos comerciais de passageiros e de carga entre a Venezuela e os Estados Unidos, citando riscos de segurança.

No mês seguinte, a Transcarga, que tinha uma forte operação para a Flórida, solicitou formalmente uma isenção ao bloqueio dos voos. No entanto, o DOT informou em um despacho datado de 2 de agosto do ano passado que rejeitou o pedido da Transcarga, declarando que a solução de rastreamento de carga proposto pela companhia aérea era insuficiente, dado que o escopo geral das preocupações do governo dos EUA é de segurança nacional e não algo isolado ao transporte de carga.

Note que, apesar de ter sido banida junto com todas as demais empresas de seu país, a Transcarga não sofreu sanção. Isso significa que empresas e indivíduos norte-americanos ainda podem fazer negócios com a empresa.

Com isso, as operações da empresa acabaram restritas ao mercado interno e a Bogotá, na Colômbia, além de alguns fretamentos. Não é a primeira vez que ela aparece no Rio de Janeiro, no entanto, trata-se de uma visita rara.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias