Visitantes se encantam com réplica de caça da Força Aérea no shopping em Brasília

A réplica do Gripen no shopping – Imagem: Força Aérea Brasileira, via YouTube

Em exposição no ParkShopping, em Brasília (DF), a réplica do F-39 Gripen, o mais novo integrante da frota de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), tem atraído a atenção dos visitantes e encantado quem passa pelo local.

A ação celebra o Mês da Asa, em que é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro. Por isso, entre os dias 9 e 24, a população poderá conhecer a réplica do Gripen, além de suas funcionalidades e curiosidades.

Na noite desse sábado (9), primeiro dia de exposição, quem passou pelo local teve uma surpresa ao ver uma aeronave, com 15 metros comprimento, oito de largura e quatro de altura, dentro de um shopping, como foi a experiência da Comerciante, Cassia Sanches. “É uma réplica perfeita. Fiquei emocionada, porque nunca tinha visto um avião de caça de perto”, conta.

Para o engenheiro mecânico Márcio Ávalos, que estava acompanhado da família e revelou ser apaixonado por aviação, a noite de sábado foi especial. “Muito interessante ver esse momento em que o Brasil está recebendo o Gripen, por ser um avanço tecnológico gigantesco. Ter a oportunidade de conhecer de perto um avião desse é maravilhoso, um avião de ponta em nível mundial. Trazer a criança para conhecer, também é muito bacana”, conta.

O procurador Federal Hélio Carvalho visitou a réplica acompanhado da neta. “Demonstra a tecnologia do Brasil, como estamos avançados em questão de aviônica e para a criança é maravilhoso. Tanto avô quanto a neta apreciam muito essa visita”, comenta.

Segundo o cozinheiro João Batista Vieira de Souza, quando soube que havia exposição no Shopping, tratou de organizar o horário de serviço para conhecer a réplica. “Com essa exposição é bem legal para trazer a família e ver uma aeronave dessa, que só vê voando e muito rápido”, disse ele.

Para o estudante Felipe Tzelikis, de 11 anos, a experiência de ver, pela primeira vez e de tão perto, um avião de caça foi incrível. “Achei muito legal, nunca tinha visto um avião de perto. Sei que não é de verdade, é uma maquete”, diz ele.

Já a médica Aline Martins Campos contou da surpresa de ver o Gripen. “Ficamos felizes porque o Mateus, nosso caçulinha, é fã da Esquadrilha da Fumaça, o aniversário dele foi de avião, ama e só fala em avião. Somos muito fãs das Forças Armadas e ficamos gratos por essa oportunidade”, salienta.

A visitação é gratuita e pode ser realizada no horário de funcionamento do shopping, sendo que o uso de máscaras é obrigatório, e o acesso será controlado para evitar aglomerações. Durante a experiência, os visitantes poderão conhecer detalhes da aeronave, entrar na cabine, conversar com militares da FAB e ficar por dentro de funcionalidades estratégicas do F-39. A réplica é feita de fibra de vidro, madeira e metal.

Para entrar na cabine do F-39 Gripen como se fosse um piloto, o visitante deverá realizar agendamento com antecedência.

Nesse caso, turmas de até três pessoas visitarão a cabine em companhia de um Oficial da FAB. A visita tem duração de dez minutos. A marcação deve ser feita exclusivamente pelo AppMulti, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Flybondi aumenta a quantidade de voos para Florianópolis durante o verão

0
A partir do dia 17 de dezembro, a Flybondi iniciará seus voos sazonais entre Buenos Aires e Florianópolis. A empresa aérea argentina de baixo