Viva Air pede autorização do Brasil para começar a oferecer voos à Colômbia

Imagem: Viva Air

EXCLUSIVO – A empresa aérea Viva Air, da Colômbia, delineou um pouco mais seus planos de operar no Brasil com voos regulares. O interesse da companhia em fazer tais voos já havia sido revelado em julho por nosso parceiro Aviacionline e agora ganha um pouco mais de “contorno” a partir de uma carta que a empresa enviou à ANAC e á qual tivemos acesso a partir de uma fonte na Colômbia.

O pedido de autorização à autoridade brasileira vem após a empresa ter conquistado a aprovação do seu país para operar em terceira e quarta liberdades, lhe permitindo, assim, transportar passageiros e carga da Colômbia ao Brasil e vice-versa. Se a ANAC autorizar, a empresa poderá pedir os desejados voos.

Das três rotas que a empresa solicitara originalmente, mantêm-se os planos para apenas uma nesse momento, ligando São Paulo a Medellín com sete voos semanais (ou seja, um voo diário). O serviço deverá ser realizado com jatos Airbus A320ceo e neo, que são atualmente operados pela empresa colombiana.

A ultra-low-cost Viva vem apresentando forte crescimento em território colombiano, sendo que já recuperou 100% de sua rede e ao mesmo tempo superou a capacidade operacional de 2019. Em seu plano de expansão está a consolidação do aeroporto José María Córdova, em Medellín, como um novo hub regional, que já se conecta com Cancun, Lima, Orlando, Miami e, a partir de agosto, a Cidade do México. De Bogotá, a Viva também voa para Lima e a capital mexicana.

No que diz respeito à sua frota, a empresa recebeu oito Airbus A320neo de uma encomenda total de 35 aviões, a estes devem ser adicionados os outros doze Airbus A320ceo que a empresa atualmente possui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias