VivaAerobus anuncia expansão de voos rumo à América do Sul

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320neo VivaAerobus
Airbus A320neo – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A companhia aérea mexicana de baixo custo VivaAerobus se tornará a quinta empresa a oferecer voos entre México e Colômbia, o que significa estrear não só no país, mas também na América do Sul.

Segundo o portal Aviacionline, em entrevista coletiva a empresários e autoridades dos dois países, Juan Carlos Zuazua, CEO da VivaAerobus, anunciou a data dos voos entre os aeroportos internacionais da Cidade do México e de Bogotá.

As operações regulares terão início em 21 de agosto de 2021 com uma frequência de dois voos semanais, e a partir de 15 de setembro a companhia passará a oferecer um voo diário, que será operado em Airbus A320neo e, conforme a evolução da demanda, com Airbus A321ceo/neo.

A frota da VivaAerobus, segundo dados do Airfleets, é composta por 45 aviões, todos Airbus, sendo 20 A320 e 1 A321, além de outros 20 A320neo e mais 4 A321neo.

Zuazua também revelou os planos futuros da empresa no país sul-americano. Ele indicou que está avaliando a possibilidade de oferecer voos para Cartagena e Medellín. Além disso, devido ao seu vínculo corporativo e turístico, está estudando conectar Monterrey e Cancún com a Colômbia.

Apesar da pandemia, a VivaAerobus continua ampliando sua atuação também em seu próprio país, impulsionada principalmente por um concorrente a menos no mercado mexicano, a Interjet, que não resistiu à crise da pandemia.

De fato, em março a empresa de baixo custo transportou mais de um milhão de passageiros, o que representa um aumento de 67,7% em relação a fevereiro e de 28,6% sobre o mesmo mês de 2019.

A Viva Aerobus vem se expandindo progressivamente no mercado internacional. Com foco inicial em cidades dos Estados Unidos, em 2017 lançou voos sazonais para a Costa Rica, para depois chegar a Cuba em 2020.

Em fevereiro passado, junto com a também mexicana Volaris, solicitaram à organização aeronáutica colombiana (Aerocivil) licenças para operar entre os dois países.

“Estamos entusiasmados em receber a VivaAerobus, uma companhia aérea que está empenhada em promover mais oportunidades em termos de comércio, investimento e turismo entre o México e a Colômbia. Assim, com a rota Bogotá – Cidade do México, mais visitantes serão atraídos para descobrir todo o potencial turístico desses dois destinos e, além disso, gerará uma importante contribuição econômica para o benefício dos dois países”, disse Flavia Santoro, Presidente da ProColombia.

Segundo o órgão de turismo colombiano, as empresas recuperaram 30% das frequências e 34% da oferta de assentos com o México.

Com a estreia da companhia aérea, já são duas empresas mexicanas (AeroMéxico e VivaAerobus) e três empresas colombianas (Avianca, Viva Air e Wingo) que vão oferecer voos entre os dois países, com forte presença do modelo de baixo custo.

Em 2019, de acordo com a Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo (ALTA), a AeroMéxico, a Avianca e a Interjet transportaram mais de 1,5 milhão de passageiros entre os dois países. O número caiu 71,4% em 2020 como resultado da pandemia, com apenas 400.000 viajantes.

Segundo dados obtidos pelo Aviacionline por meio da Cirium, empresa global de inteligência aeronáutica, a AeroMéxico terá 44% da oferta em setembro (em ASK – assento-quilômetro oferecido), seguida da Avianca com 18%.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias