Outro Airbus A350 XWB da Latam Brasil é visto voando para o deserto californiano

Na terça-feira (15), mais um Airbus A350 com as cores da Latam Brasil deixou o país rumo ao clima desértico da Califórnia, mais precisamente Victorville, em processo de devolução da aeronave ao seu dono, uma companhia de leasing. A aeronave, de matrícula PR-XTJ (msn 265) é o quinto a deixar a frota da Latam desde o ano passado, de um total de treze aeronaves.

Esse jato também é um dos que a Latam havia encomendado, mas que acabou sendo entregue diretamente à Qatar Airways em um contrato de sub-arrendamento à Qatar Airways. Desde que voltou ao Brasil, em outubro do ano passado, a aeronave não fez nenhum voo comercial pela Latam, mostram os dados do RadarBox.

Seu histórico no último ano se resumiu a ficar armazenado, em meio à pandemia, em locais diferentes, incluindo Confins (BH) de maio a outubro de 2020, depois foi levado a São Carlos, no interior paulista, onde esteve até fevereiro de 2021, tendo, então, sido reposicionado próximo da capital mineira novamente. Agora, em 15 de junho, finalmente deixa o país.

Imagem: Radarbox

Foi embora

No começo de abril, você acompanhou a decisão da LATAM Brasil de remover todos os seus jatos do modelo, caminhando rumo a uma frota widebody totalmente composta por jatos da Boeing.

Esse é o terceiro Airbus A350 a deixar a frota da Latam Brasil, após o anúncio de abril. Os outros que partiram foram o PR-XTH e o PR-XTK. Antes deles, dois já haviam sido retirados da frota no ano passado (PR-XTA e XTB) e outros devem seguir nos próximos meses.

Por serem aeronaves de última geração e muito novas, em breve eles devem encontrar novos donos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias