Embarcamos no voo inaugural da Avianca Brasil para Foz do Iguaçu.


No ultimo dia 6 de março, a Avianca Brasil deu início à sua mais nova rota ligando São Paulo a Foz do Iguaçu. O voo diário é feito a partir de Guarulhos e coloca as Cataratas no mapa da Star Alliance, maior aliança de empresas aéreas do mundo, com 1300 destinos em 183 países.




Naquele dia, o voo 6184 foi operado pelo Airbus A320 de matrícula PR-OCV, comandado pelo piloto foz-iguaçuense Humberto e pelo primeiro oficial Anderson. Com 100% de sua ocupação, o voo levava, dentre os passageiros, executivos da empresa também aproveitaram para perfazer o voo inaugural, que é sempre um marco na história de qualquer empresa aérea.

Antes de partirmos, pedi uma foto com os comandantes para registrar o momento. Fui recebido na cabine pelos comandantes, acompanhados do atencioso vice-presidente da Avianca Brasil, Sr. Tarcísio Gargioni, que fez questão de cumprimentar um a um os membros da tripulação daquele dia.

Na cabine os comandantes com o vice-preseidente da Avianca.

 

Durante aquele momento de descontraída conversa na cabine, o comandante Humberto deu a ideia de realizar um sobrevoo sobre as Cataratas. No mesmo momento a iniciativa foi aprovada pelo Sr. Tarcísio que, com muito bom humor, disse: “o avião sendo de vocês, sintam-se à vontade para fazer o que desejarem”.

Então, voltei ao meu assento, o 2A, feliz com a possibilidade do sobrevoo. A foto eu publico um pouco mais adiante, acompanhe.

 

Embarcamos no portão 213, do Terminal 2 do GRU Airport.

Assentos e conforto a bordo

A Avianca Brasil é a única empresa aérea do país a ter todos os assentos das aeronaves classificados na categoria “A” da ANAC, isso significa que existe mais espaço entre as poltronas, certamente trazendo mais conforto a nós, passageiros. Os assentos também são todos em couro sintético e possuem ajuste no apoio para a cabeça, o que é único na aviação doméstica do Brasil, até o presente momento.

Me lembrei que a Avianca patrocina a liga brasileira de basquete profissional, de fato, para jogadores sempre muito altos, mais espaço e conforto é fundamental.

 

Executivos da empresa brindam antes da decolagem.

Entretenimento a bordo

Os passageiros que voam pela Avianca Brasil contam com um sistema de entretenimento a bordo completo, composto de telas individuais e controle remoto, acoplados no encosto do assento da frente. Possui ainda entrada para fone de ouvido e USB, que permite transmitir conteúdo a partir do seu aparelho celular ou outro dispositivo, além de permitir carregar sua bateria.

O sistema em si oferecendo varias opções em jogos, musicas de todos os estilos, filmes diversos, seriados, documentários, notícias, enfim, tem conteúdo para todos os gostos. Solicitei um fone de ouvido à uma das comissárias e fui prontamente atendido; no final do voo, devolvi o fone a ela.

Complementa o programa de entretenimento a “Avianca em Revista”, que fala de variedades, traz dicas de turismo em cidades para as quais a Avianca voa, bem como informa sobre o programa de milhagem, parcerias, enfim, semelhante às suas congêneres no mercado.

 

Para celebrar o voo inaugural, espumante.

 

Comida a bordo

Como nosso voo partiu na hora do almoço, às 12h25min, foi servido uma refeição quente composta por nhoque de batata ao molho branco, acompanhado de opções de suco de goiaba, laranja, água e refrigerante. De sobremesa, uma tortinha de goiaba.

Servir pequenas refeições quentes e gratuitas é mais um diferencial da Avianca em voos domésticos, sendo a única do Brasil a oferecer tal serviço. No voo de retorno, que partiu de Foz do Iguaçu à tarde, foi servido um sanduíche quente igualmente saboroso.

 

Nhoque ao molho branco com torta de goiaba de sobremesa

 

Ao termino do almoço o vice-presidente da Avianca Brasil, fez um rápido pronunciamento a bordo. “Em nome dos quase 4.500 colegas que compõem a Avianca Brasil, quero lhes desejar as boas vindas a este voo que é muito importante para nossa empresa. Depois de muitos projetos, conseguimos realizar este sonho, depois de muita luta e conquistas estamos aqui, inaugurando este voo e voando com a frota mais jovem da America do Sul”, disse o executivo.

 

 

Ao nos aproximarmos para pouso, fizemos uma passagem sobre as Cataratas do Iguaçu, dando uma vista panorâmica excepcional.

 

 

Assim que a aeronave tocou o solo do aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fomos recebidos com o tradicional batismo com jatos d’água, conhecido internacionalmente como Water Salute e realizado sempre que uma empresa estreia uma nova rota.

Ao desembarcar, fomos recebidos pelo presidente da empresa o Sr. Frederico Pedreira, em cerimônia que contou com a presença de autoridades locais, de um boneco do Coati, um dos animais que habitam o Parque Nacional do Iguaçu e uma apresentação de tango, haja visto que o parque tem território dividido entre Brasil e Argentina.

Gostei muito do voo e recomendo o serviço da Avianca Brasil, certamente um dos melhores voos domésticos em termos de conforto, serviço e entretenimento a bordo.

 

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.