Voando baixo, A320 da ITA que ficou com buraco na fuselagem vai para manutenção

Atingido por um caminhão no aeroporto de Guarulhos, um Airbus A320 da Itapemirim foi enviado para manutenção no início da tarde de hoje (29).

O incidente foi registrado na última segunda-feira, dia 26, quando um caminhão da empresa de catering Lufthansa Sky Chefs, responsável por abastecer as aeronaves da ITA com alimentos para tripulação e passageiros, colidiu com o avião Airbus A320 de matrícula PS-AAF.

A dinâmica do ocorrido não veio a público até o presente momento, mas a aeronave ficou com, pelo menos três furos evidentes na fuselagem, ocasionados pelo forte contato da passarela do caminhão (utilizada para o transporte dos alimentos até a aeronave).

Desde então, a aeronave esteve parada no aeroporto de GRU, até que hoje, pouco depois do meio-dia, decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos para o Aeroporto de São José dos Campos, no interior paulista.

Whats-App-Image-2021-07-26-at-09-35-40 Whats-App-Image-2021-07-26-at-11-22-07-1 Whats-App-Image-2021-07-26-at-11-22-07-2 Whats-App-Image-2021-07-26-at-11-22-07

Como mostram dados do sistema de rastreamento de voos RadarBox, o voo até São José ocorreu a baixa altitude, apenas 9 mil pés (2.740m).

Dois fatores geralmente motivam um voo baixo como esse, sendo um deles, obviamente, o fato de se tratar de um voo curto de apenas 20 minutos. Outro fato pode ter relação com recomendações de engenharia, que pede para voar mais baixo quando há danos na estrutura que poderiam se tornar um risco caso houvesse grandes diferenciais de pressão.

Replay do voo por RadarBox

Em São José dos Campos a aeronave será reparada pela DIGEX MRO. Não se sabe quanto tempo irá durar o reparo, mas segundo a empresa, não impactará a programação dos voos mesmo agora a ITA tendo apenas três aviões disponíveis.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto Carlos Prates tem hoje evento gratuito de exposição de aviões...

0
Para celebrar o Dia do Aviador e ajudar a salvar o local, uma associação faz hoje um evento gratuito no Aeroporto Carlos Prates.