Voe no gigante A380 com o comandante Raps em sua aposentadoria da Lufthansa

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Para quem gosta de sentir um pouco do gostinho do que é estar no cockpit do maior avião comercial de passageiros do mundo, trazemos hoje um vídeo do último voo feito por um dos mais experientes pilotos de Airbus A380 da Lufthansa, o comandante Jürgen Raps.

Embora sua aposentadoria tenha ocorrido muitos anos atrás, vale muito a pena rever o bonito vídeo, pois poucas são as filmagens feitas com a riqueza de detalhes que esta apresenta. Feita pela PilotsEYE.tv, a gravação contou com seis câmeras a bordo para pegar o máximo de detalhes quanto possível.

Veja a seguir as bonitas imagens do vídeo e, mais abaixo do vídeo, acompanhe alguns detalhes que descrevemos sobre partes da sequência de filmagem, para que você entenda melhor caso não compreenda as frases em inglês. Os pilotos fazem piadas até os segundos finais do voo!

O vídeo começa com o Airbus A380 deixando a altitude de 28 mil pés (nível de voo FL 280), no voo LH455 (“Lufthansa Four Five Five”), quando o piloto entra em contato com o controle de voo reportando sobre o início de sua descida para 26 mil pés (FL 260), sendo autorizado a descer até 25 mil pés.

Em seguida, você pode acompanhar diversos detalhes sobre as ações dos dois pilotos no comando da aeronave, alterando parâmetros do piloto automático no painel e da navegação nas telas digitais. Também há bonitas imagens do exterior, tanto do voo acima das nuvens quanto de paisagens no solo, e passando sobre Frankfurt para o pouso no aeroporto da cidade, o hub da Lufthansa.

Por volta dos 4 minutos e 25 segundos do vídeo, há uma situação engraçada, em que o copiloto comemora, porém de forma irônica, o aviso do controlador de que a pista de pouso foi alterada para a cabeceira 25R. Isso porque, pouco antes, eles haviam recebido a informação de que a cabeceira seria a 25L, e tinham acabado de reconfigurar o computador de voo para a 25L quando o controlador avisou da nova mudança de volta para a 25R originalmente programada.

Quando o copiloto confirma ao controlador, rindo, que entendeu a instrução de mudança de pista, o controlador afirma:

“Um colega me disse que você amaria a mudança”.

E o copiloto então responde, ainda rindo:

“Sim! Mas havíamos acabado de reprogramar da 25R para a 25L!”

O controlador se desculpa com um “Sorry”, e o copiloto completa “Mas somos treinados para isso, de qualquer forma!”

Daí em diante, você pode acompanhar os procedimentos da aproximação para pouso, ainda com várias piadas entre os pilotos no festivo clima do último voo do comandante Raps, exceto nos segundos finais antes do pouso, em que a seriedade e o profissionalismo se fazem presentes conforme necessários para uma chegada segura e atenta.

Após completado o pouso, o controlador do aeroporto de Frankfurt deixa uma mensagem ao comandante:

“Em nome de todos os colegas, desejo tudo de bom em seu futuro nesse começo de uma nova etapa em sua vida.”

O A380 é então escoltado por vários veículos de apoio de solo, e recebe o tradicional jato de água de batismo dos caminhões de bombeiro do aeroporto. Logo antes da passagem pela homenagem molhada, os passageiros são avisados:

“Senhoras e senhores, há dois caminhões de bombeiros à esquerda e à direita. Não há com o que se preocupar, trata-se da despedida do comandante Raps!”

O comandante segue então com a aproximação até a posição de parada do A380 pela última vez em sua carreira, e, após tudo finalizado, declara a sua tripulação:

“Companheiros, esse foi o ato final! Está feito!”

Mas, o copiloto replica, rindo, “Quase!”, pois ainda faltava concluir a checklist de estacionamento. O comandante responde: “Por gentileza, leia-a para mim”. Eles então prosseguem:

  • Copiloto: “Luzes externas”
  • Raps: “Desligadas”
  • Copiloto: “Freio de estacionamento”
  • Raps: “Todos acionados”
  • Copiloto: “Checklist de estacionamento concluído”
  • E Raps brinca: “Inacreditável!”

O copiloto o cumprimenta, desejando o melhor para ele e agradecendo, e Raps mais uma vez brinca: “Não precisa dizer mais nada se for difícil para você!”, e o copiloto encerra rindo: “Não há nada mais a acrescentar!”

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias