Início Empresas Aéreas Volaris, de El Salvador, passa a aceitar Bitcoin para pagamento de seus...

Volaris, de El Salvador, passa a aceitar Bitcoin para pagamento de seus voos

Airbus A320 da Volaris – Imagem: JTOcchialini / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A subsidiária da companhia aérea mexicana de baixo-custo Volaris em El Salvador passará a aceitar Bitcoin como forma de pagamento, segundo informações da Reuters.

De acordo com o presidente da empresa, Nayib Bukele, via Twitter “Isso nos permite aumentar a oferta de voos para salvadorenhos, além de ser a primeira companhia aérea do mundo a aceitar bitcoins e, claro, carteira Chivo”.

A carteira Chivo é a carteira estatal de Bitcoin do país, que ficou conhecida por falhas ocorridas recentemente, mas que já foram corrigidas.

Apesar da afirmação do presidente da Volaris, na realidade, outras companhias já adotaram a criptomoeda como forma de pagamento, como a também mexicana TAR Aerolíneas utilizando a plataforma Openpay.

Essa tendência das criptomoedas no mundo da aviação não é de agora. No início de 2018, o Aeroporto de Brisbane, na Austrália, foi o primeiro a adotar a ideia das moedas digitais como um serviço a mais para seus passageiros, por meio de um plano para implementar uma opção de pagamento via criptomoedas para quem consumir dentro do aeroporto.

A parceria foi feita com a plataforma Travelbybit, a qual aceita as principais moedas digitais, como Bitcoin, Ethereum, Dash entre outras.

No mesmo ano, o principal aeroporto dos Países Baixos, o Schiphol de Amsterdam, Holanda, colocou à disposição dos passageiros caixas eletrônicos que permitem o câmbio de euros por Bitcoin e Ethereum.

Um ano depois, em 2019, o maior aeroporto da Flórida, o de Miami, fechou uma parceria com a empresa de caixas eletrônicos de Bitcoin Bitstop, que, segundo informações da Criptofácil, instalou uma de suas máquinas em um ponto estratégico do aeroporto.

Sair da versão mobile