Início Indústria Aeronáutica

Volga-Dnepr se posiciona como potencial cliente de lançamento do MC-21 cargueiro

Avião Irkut MC-21-300
MC-21-300 – Denis Fedorko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Na semana passada, durante o Moscow Airshow – MAKS 2021, na Rússia, a delegação do Grupo Volga-Dnepr chefiada pelo Presidente do Conselho, Alexey Isaykin, visitou o MC-21-300 (ou MS-21-300) – a nova geração de aviões de passageiros russos.

Durante a visita, as empresas discutiram a possibilidade de produção de uma versão cargueira. Em meio às restrições de voos de passageiros, a demanda emergente por cargueiros e o aumento dos volumes do e-commerce em todo o mundo, a Irkut Corporation disse estar inclinada a iniciar o programa de jatos cargueiros. 

Com isso, o Grupo Volga-Dnepr se colocou como possível cliente de lançamento da versão de cargueiro MC-21.

Estica e puxa

Ao conglomerado aeroespacial russo United Aircraft Corporation (UAC) afirmou recentemente que postergou o cronograma de entregas do MC-21 para o final de 2022. Ainda assim, a empresa já planeja novas versões do jato, prevendo “esticá-lo” para concorrer diretamente com outras aeronaves ocidentais.

Se isso for confirmado, a MC-21 se tornará uma família de aeronaves. Por enquanto, os russos estão desenvolvendo o MC-21-300, que pode levar até 211 passageiros em classe única por até 6.000 quilômetros, se posicionando como um concorrente do Airbus A320 e do Boeing 737.

Outras versões também estariam no gatilho. Segundo o aeroTELEGRAPH, a fabricante já tem planos para uma versão menor, denominada MC-21-200 (165 passageiros), e uma maior, de nome MC-21-400 (240 passageiros).

“Assim que o MC-21-300 entrar em operação com as companhias aéreas, provavelmente entraremos no projeto do MC-21-400 primeiro, dependendo da demanda”, explica a empresa ao jornal Izvestia.

Com essa capacidade, o MC-21-400 se tornaria um concorrente do Airbus A321 ou do futuro Boeing 737 MAX 10. No entanto, a indústria russa teria o desafio de assegurar um alcance estendido para seu jato, pois essa é uma necessidade das empresas aéreas, e suas virtuais concorrentes já tem parte desse trunfo nas mãos, principalmente a Airbus.

Por enquanto, a Irkut só vendeu o MC-21 para empresas russas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile