Início Empresas Aéreas Volta a decolar o A380 laranja da ANA que foi entregue, ‘mas...

Volta a decolar o A380 laranja da ANA que foi entregue, ‘mas não foi’

Airbus A380
Airbus A380 da All Nippon Airways – Imagem: Kevin Hackert, CC BY-NC 2.0, via Flickr

Um dos mais chamativos Airbus A380 do mundo decolou novamente de Toulouse, na França, após meses sem voar por estar estocado na fábrica da Airbus antes de ser entregue à All Nippon Airways (ANA).

O Airbus A380 registrado sob a matrícula JA383A da empresa japonesa ANA foi entregue em novembro de 2020, no entanto, apenas no papel, já que o translado para o Japão não aconteceu, enquanto a demanda por viagens não volta a patamares que justifiquem a sua utilização na operação de transporte de passageiros. O vídeo a seguir mostra a decolagem e o pouso do voo de aceitação do cliente feito no ano passado:

Desde então, o superjumbo, que não tem data oficial para voar até a sede da companhia aérea japonesa, segue estacionado na fábrica da Airbus e realiza apenas voos pontuais para preservação de sistemas.

Após ter realizado seu último voo no 31 de março deste ano, o Airbus A380 agora decolou novamente na manhã de hoje (27) para outro giro local nos arredores de Toulouse, no voo de número AIB12AL, de pouco mais de 2 horas até pousar de volta na sede da Airbus.

Trajetória do superjumbo no voo da manhã de hoje (27) – Imagem: FlightRadar24

O superjumbo decolou às 13h22 UTC (10h22 horário de brasília) e atingiu uma altitude máxima de 43.000 pés, antes de retomar a Toulouse. A 12ª operação realizada hoje soma uma total de 26 horas e 46 minutos de voo desde a fabricação.

Não há informações que permitam concluir se este voo é apenas parte do programa de preservação da aeronave enquanto está fora de operação ou se, finalmente, um teste de preparação para o envio à ANA, já que a pandemia tem dado indícios de trégua pelo mundo com a vacinação avançando e a companhia já retomou alguns voos com seus outros dois Airbus A380.

Os Airbus A380 da ANA

Usados exclusivamente para realizar voos ao Havaí, um dos destinos preferidos dos japoneses, o Flying Honu (nome alusivo à tartaruga marinha do Havaí) entrou em serviço na rota Narita-Honolulu em maio de 2019. Ao todo, são três aeronaves desse modelo, mas com as tartarugas em cores diferentes.

O primeiro A380, pintado em azul, representa o céu azul havaiano e leva a matrícula JA381A. O segundo é verde-esmeralda, inspirado nas águas cristalinas da costa havaiana, registrado sob a matrícula JA382A. O terceiro apresenta pintura em laranja inspirada no pôr do sol havaiano, e possui a matrícula JA383A.

Tanto as aeronaves quanto as pinturas originais de tartarugas-marinhas foram bem recebidas pelos passageiros, já que fazem homenagem à tartaruga-verde, animal tradicional havaiano, por lá conhecido como “Honu”.

Leia mais:

Sair da versão mobile