Volta do México o único Airbus A330 de pintura híbrida da frota da Azul

Após quase treses meses e meio em manutenção no México, retornou a Campinas e à frota da Azul Linhas Aéreas em 30 de dezembro o Airbus A330-200 matriculado PR-AIS. Esse é o único avião do modelo a ostentar uma pintura híbrida, uma mescla de Azul e Avianca Brasil, sua antiga dona.

Junto com o PR-AIS, havia sido enviado à Cidade do México em outubro o PR-AIU, que carrega as cores da Azul Viagens, mas que já havia retornado no começo de dezembro e que, desde então, vem realizando voos em rotas domésticas da empresa aérea, principalmente de Campinas a Fortaleza, Manaus e Recife.

Quando ambas aeronaves foram enviadas ao México, alguns sites que relacionam o inventário de frota das empresas aéreas chegaram a dizer que elas estavam sendo devolvidas ao lessor, mas a informação foi negada pela Azul.

Sobre o PR-AIS

O PR-AIS tem número de série 1492 e foi entregue originalmente para a Avianca Colômbia em 2014. Em 2017, com a expansão da irmã brasileira, foi transferido para a Avianca Brasil, onde recebeu a matrícula PR-OCJ, efetuando voos para Miami, Nova Iorque e Santiago do Chile.

Imagem FlightRadar24

No final de 2018, com a entrada em Recuperação Judicial da Avianca Brasil, a Air Castle solicitou a reintegração de posse da aeronave, que ocorreu em 16 de dezembro, quando ela voou para San Bernardino, no deserto do Sul da Califórnia. Por lá, ele ficou estocado até julho do ano seguinte, quando a Azul fechou um acordo para seu leasing, sendo entregue à companhia em pintura alternativa (sem a barriga azul) e com a matrícula PR-AIS. Foi batizado de “Voa Brasil” e ainda mantinha o interior da Avianca.

Desde o início da pandemia, a aeronave estava estocada próxima do Hangar da Azul no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Veja como funcionará a liberação do helicóptero da NASA que está...

0
O vídeo mostra como funcionará a liberação do helicóptero Ingenuity na superfície de Marte pelo rover Perseverance da NASA.