Voo atrasa 7 horas após pilotos e comissários ficarem na mira de um revólver

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto: American Airlines

Uma van que transportava a tripulação de um voo da American Airlines foi assaltada na madrugada de terça-feira, 16 de março. O incidente aconteceu quando a equipe se dirigia ao aeroporto Juan Santamaría, em San José, na Costa Rica, e se deparou com uma caixa preta na rua, bloqueando a via. O motorista saiu para retirar o objeto e, imediatamente, dois homens se aproveitaram para efetuar o roubo.

Assalto

Com uma faca na mão, um dos agressores entrou pela porta do motorista, enquanto o outro criminoso abriu a porta corrediça e ameaçou os tripulantes com uma arma de fogo. Os homens pediram os celulares, assim como todos os aparelhos eletrônicos que carregavam, mas eles não levaram os documentos. A informação foi apontada pela página View From The Wing, que divulgou o roubo.

Após o assalto, o motorista teve que devolver os passageiros ao hotel, razão pela qual o voo AA-1204, de San José para Miami, atrasou cerca de 7 horas. Apesar disso, todas as vítimas estiveram bem e sofreram apenas os danos materiais.

O jornal Costa Rica Hoy publicou um vídeo do Órgão de Inquérito Judicial (OIJ) de Heredia alertando para o golpe e explicando como funcionam os roubos. De acordo com o vídeo, de 24 de fevereiro, o método utilizado pelos criminosos durante a noite e de madrugada para assaltar os carros é colocar objetos na rodovia, obrigando-os a pararem.

Repercussão

Ao View from the Wing, a American Airlines disse:

“Após uma investigação preliminar pela liderança da estação SJO, Segurança Corporativa, autoridades locais e outros parceiros de segurança, não há evidências de que os perpetradores miraram deliberadamente os comissários de bordo da American Airlines. Como precaução, o transporte da tripulação de e para o aeroporto será realizado em vans não marcadas ou discretamente marcadas. Além disso, as vans começarão a usar uma rota alternativa”.

A Associação dos Comissários de Bordo Profissionais (APFA) emitiu um comunicado, dizendo que “a APFA Safety & Security está trabalhando em estreita colaboração com a AA Corporate Security para garantir a segurança da tripulação em SJO”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias