Início Empresas Aéreas

Voo com brasileiros deportados dos EUA foi feito com Boeing que era da GOL

Como revelamos em primeira mão, o Departamento de Estado dos EUA está fazendo novos voos de deportados brasileiros, e o último foi feito com um avião que era da GOL.

Boeing 737 GOL Deportados
Aeronave no esquema de pintura atual © Cory W. Watts

O avião em questão é um Boeing 737-800 fabricado em 2002 e entregue diretamente para a GOL Linhas Aéreas como PR-GOJ. O jato ficou até 2009 na brasileira, quando foi estocado em Porto Alegre.

Meses depois, já em 2010, foi alugado pela Aeromexico, onde foi reconfigurado dos 177 assentos, que era o padrão da GOL na época, para 160 na mexicana (16 na executiva e 144 na econômica).

Foram cinco anos por lá até ser repassado para a Eastern Airlines. Enquanto na Eastern acabou sub-alugado para a Havana Air, de Cuba.

Com a segunda falência da Eastern em 2017, o Boeing acabou na SwiftAir (hoje iAero Airways), que faz diversos fretamentos para o governo americano. Na atual empresa foi novamente reconfigurado, agora para 189 passageiros, o máximo permitido para o avião.

O avião, que conserva a matrícula N277EA da Eastern, fez a rota El Paso – Guaiaquil – Belo Horizonte. O motivo da escolha da capital mineira é que maioria dos deportados são mineiros, principalmente da região do Vale do Aço / Rio Doce e da cidade de Governador Valadares.

Segundo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, “os EUA tem o direito de deportar brasileiros ilegais”, e dada a cooperação entre os dois países nos últimos tempos, é esperado que mais voos destes ocorram em breve. Como sempre, iremos divulgar por aqui assim que os voos forem confirmados.

Sair da versão mobile