Voo da Azul para os EUA volta à origem e é seguido por viaturas dos bombeiros

Airbus A330 de matrícula PR-AIZ, envolvido no incidente

Um Airbus A330 da Azul Linhas Aérea que estava realizando um voo internacional de passageiros precisou retornar à origem e pousar em emergência, após problemas técnicos na aeronave, e foi seguido por veículos dos bombeiros, conforme vídeo disponível nesta matéria.

O incidente ocorreu com a aeronave registrada sob a matrícula PR-AIZ quando estava realizando o voo AD-8704, que partiu de Campinas, no interior de São Paulo, para Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, na noite entre o domingo, dia 10 de outubro, e esta segunda-feira, 11.

De acordo com informações do portal G1 e também da plataforma de rastreio de voos RadarBox, a aeronave decolou às 23h44 (horário local) do Aeroporto Internacional de Viracopos pela pista 15 com 134 passageiros e 13 tripulantes.

Entretanto, quando ainda subindo, por volta dos 24 mil pés de altitude, a aeronave realizou uma curva em direção a Campinas, tendo declarado emergência ao Controle de Tráfego Aéreo (ATC). Após cerca de 50 minutos de voo, a aeronave pousava novamente no aeroporto campineiro.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Todos os passageiros foram desembarcados em segurança, sendo acomodados em um hotel, com todas as despesas arcadas pela companhia aérea, conforme preveem as regras da ANAC.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas disse que “lamenta eventuais aborrecimentos causados e destaca que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”. A companhia não comentou quais foram os problemas que fizeram com que a aeronave retornasse ao aeroporto de origem, tendo apenas declarado ter ocorrido por problemas técnicos.

Dados da plataforma RadarBox mostram que o Airbus A330neo registrado sob a matrícula PR-ANW estava realizando o voo AD-9704 para Fort Lauderdale no momento que esta publicação estava sendo escrita, portanto, possivelmente trata-se de um serviço para levar os passageiros afetados até o destino.

Um vídeo publicado pelo canal “Golf Oscar Romeo“, parceiro do AEROIN no YouTube e que mantém uma câmera com imagens ao vivo do aeroporto em Campinas, mostra a decolagem da aeronave no fim da noite e também a chegada após o retorno, com algumas viaturas dos bombeiros seguindo-a depois do pouso:

Quem acompanhava a frequência de comunicação naquele momento pôde ouvir o piloto dizendo à torre de controle que o pouso aconteceu sem nenhuma anormalidade. Em seguida, o controlador de tráfego aéreo disse que as viaturas dos bombeiros iriam seguir a aeronave até o pátio por segurança e o piloto então disse que, caso houvesse qualquer anormalidade no trem de pouso, ele iria parar a aeronave para que fosse realizada uma inspeção.

Logo após, o chamado de emergência foi cancelado e a aeronave seguiu normalmente para o pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos. A gravação a seguir foi feita a partir do áudio disponibilizado pelo site LiveATC.net:

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Polícia encontra passageiro tentando embarcar em avião com 300 aranhas na...

0
A polícia colombiana conseguiu interceptar dois alemães tentando embarcar no aeroporto El Dorado, em Bogotá, com centenas