Início Acidentes e Incidentes Voo da Azul que ia para Ilhéus declara ‘Pan-Pan’ e desvia para...

Voo da Azul que ia para Ilhéus declara ‘Pan-Pan’ e desvia para outro aeroporto

O momento do desvio do voo – Imagem: FlightRadar24

No último dia 6 de setembro, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou um incidente por mau funcionamento de uma aeronave da Azul Linhas Aéreas.

De acordo com os dados que constam no banco de dados do CENIPA, a aeronave, um Embraer ERJ-195 registrado sob a matrícula PR-AYK, estava realizando um voo regular de passageiros, partindo de Campinas, interior de São Paulo, para Ilhéus, na Bahia.

Embraer E195 semelhante ao envolvido no incidente

Com 111 passageiros e 5 tripulantes, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos no começo da tarde sem intercorrências, no voo AD-4010. No entanto, ainda na fase de subida, o EICAS (sistema que apresenta aos pilotos as indicações dos motores e os alerta de condição de diversos sistemas da aeronave) apresentou aos pilotos a indicação ‘AVNX MAU#2A FAIL’, o que significa que houve uma falha em uma unidade de aviônicos da aeronave.

Nota: segundo definição, aviônicos são equipamentos eletrônicos e/ou de processamento de dados, inclusive os emissores e/ou receptores de ondas eletromagnéticas e seus componentes, utilizados para controle, comunicação e/ou navegação em aeronaves.

Diante da indicação, os pilotos iniciaram a consulta ao Manual de Referência Rápida (QRH) da aeronave e, com base nos procedimentos descritos, optaram por declarar ‘Pan-Pan’, uma mensagem de comunicação de rádio que denota uma situação que é urgente, mas, por enquanto, não representa um perigo imediato para a vida de ninguém ou para a própria aeronave.

O Embraer teve sua rota desviada para o Aeroporto Internacional de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e realizou um pouso seguro pouco antes das 15h00.

O jato permaneceu em solo até a manhã seguinte, e então partiu para um voo entre Confins e Guarulhos (SP) sem novas intercorrências.

Leia mais:

Sair da versão mobile