Voo da Azul retorna ao Rio de Janeiro após indicação de falha no trem de pouso

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas

Uma aeronave Embraer E195-E1 da Azul Linhas Aéreas enfrentou um problema com uma indicação de falha no sistema de trem de pouso durante o voo AD-4357, do Rio de Janeiro para Campinas, no dia 5 de dezembro. Haviam a bordo 92 passageiros e cinco tripulantes a bordo do equipamento de matrícula PR-AUJ.

As informações inseridas no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) pela companhia aérea, ajudam a entender o que aconteceu.

Segundo o relato, por volta das 6h15 da manhã, a aeronave decolou da pista 20L do aeroporto Santos Dumont. Ainda durante a subida inicial, os pilotos observaram a indicação de “LG WOW SYS FAIL” no painel, indicando discrepância no trem de pouso dianteiro. Uma condição como essa não traz riscos à operação do jato, mas deve ser observada, pois, dependendo do caso, o trem de pouso pode ficar travado, como aconteceu com um avião E190 da Myanmar Airlines em 2019.

Após proceder com as listas de verificação, os pilotos decidiram por não prosseguir à Campinas e alternar o voo ao aeroporto do Galeão, também no Rio de Janeiro, após executarem uma órbita sobre a cidade. O pouso aconteceu normalmente cerca de 35 minutos após a partida, mostram os dados do FlightRadar24.

Os dados do FR24 também mostram que a aeronave apenas voltou a voar no dia seguinte, após a equipe de manutenção da empresa aérea ter atuado. A causas não foram divulgadas e os trabalhos do CENIPA sobre esse caso estão finalizadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias