Voo da Emirates para o Rio é recebido por ambulâncias por suspeita de coronavírus a bordo

Segundo leitores nos alertaram, o voo 247 da Emirates, que faz diariamente a rota Dubai-Rio de Janeiro-Buenos Aires, foi recebido no Rio de Janeiro por ambulâncias nesta sexta-feira, 28, devido a passageiros a bordo demonstrarem sintomas semelhantes aos causados pelo coronavírus.

Passageiros desembarcam no Terminal de Cargas – fotos recebidas de leitores

As informações chegaram junto com algumas imagens feitas do pátio do aeroporto, que mostram os carros dos serviços de emergência atendendo a aeronave no terminal de cargas.

Uma imagem mostra os passageiros desembarcando ali mesmo na área do terminal de cargas, enquanto noutra é possível observar uma equipe de saúde recebendo orientações próxima do trem de pouso dianteiro.

Dados do FlightRadar24 confirmam que a aeronave do voo de hoje foi o Boeing 777-300ER de prefixo A6-ECN e que o avião não se deslocou até o terminal de passageiros, como seria o esperado, mas terminou seu taxiamento no Terminal de Cargas (TECA) do RIOgaleão.

Desembarque no TECA

O motivo pelo qual a aeronave foi encaminhada ao TECA supostamente diz respeito à necessidade de evitar a proximidade com passageiros de outras aeronaves. Essa prática tem sido adotada em aeroportos de todo o mundo nos últimos meses, como medida de precaução visando diminuir a disseminação do vírus.

Segundo dados do FR24, o avião seguiu para o TECA após o pouso

Supõe-se que os passageiros que desembarcaram no Rio de Janeiro sejam os que tinham como destino final aquela cidade. Entretanto, não há informações no momento sobre quantas pessoas apresentaram os sintomas ou se elas serão colocadas em quarentena.

Nossa equipe entrou em contato com a Anvisa para confirmação – tão logo recebamos a resposta, publicaremos aqui.

Voo seguiu para Buenos Aires

Diferentemente de outras ocasiões, em que aviões foram mandados de volta ou então onde todos os passageiros foram obrigados a desembarcar, nesse caso o voo seguiu seu rumo até Buenos Aires. A decolagem aconteceu após as 19h, com duas horas de atraso – e está em voo enquanto essa matéria é escrita.

Imagem do FlighAware mostra o voo com quase 2h de atraso rumo a Buenos Aires

Vamos acompanhar o desenrolar dessa história para entender se alguma ação semelhante será tomada na capital argentina em relação aos passageiros que ali desembarcam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal

Voos entre o Rio Grande do Norte e a Europa pela...

0
Em 2023, a empresa aérea portuguesa registrou um crescimento superior a 25% referente ao ano anterior no número de passageiros.