Voo de Campinas para Jeri desvia após indicação de falha nos flaps do avião

No dia 26 de junho, um voo da Azul operado pelo Airbus A320neo, de matrícula PR-YRK, teve que desviar sua rota até Recife, depois que uma indicação de problema com os flaps da aeronave apareceu nas telas da cabine. O incidente foi registrado na última semana na base de dados do CENIPA.

Segundo o relato, a aeronave decolou para o voo AD-4784, partindo de Viracopos para o aeroporto Jericoacoara-Comandante Ariston Pessoa, localizado na cidade de Cruz (CE), com seis tripulantes e 175 passageiros a bordo.

A decolagem e o procedimento de subida ocorreram normalmente, no entanto, já em voo de cruzeiro, o computador de bordo retornou o alerta de “FLAP FAIL”, indicando que havia alguma anomalia com o sistema que muda o perfil da asa e ajuda na sustentação da aeronave em baixas velocidades.

Ao observarem o aviso, os tripulantes no flight deck revisaram os procedimentos previstos para essa situação e as respectivas listas de verificação. Depois, decidiram que a melhor alternativa seria alternar o voo para o aeroporto de Recife, onde, além de ter mais estrutura, conta com uma base operacional mais completa da Azul. Segundo dados do RadarBox, o desvio aconteceu quando a aeronave já sobrevoava a Bahia.

O pouso foi realizado normalmente, sem intercorrências e sem a necessidade de declarar emergência. As causas do incidente não foram divulgadas e a aeronave ficou um dia parada. Os passageiros embarcaram em outra aeronave e seguiram ao seu destino.

Imagem: RadarBox
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ao transportarem 297 mil pessoas entre Brasil e EUA de janeiro...

0
Em janeiro e fevereiro de 2024, as companhias registraram 42% de crescimento no número de passageiros em voos entre Brasil e Estados Unidos.