Início Acidentes e Incidentes Voo de Campinas para Jeri desvia após indicação de falha nos flaps...

Voo de Campinas para Jeri desvia após indicação de falha nos flaps do avião

No dia 26 de junho, um voo da Azul operado pelo Airbus A320neo, de matrícula PR-YRK, teve que desviar sua rota até Recife, depois que uma indicação de problema com os flaps da aeronave apareceu nas telas da cabine. O incidente foi registrado na última semana na base de dados do CENIPA.

Segundo o relato, a aeronave decolou para o voo AD-4784, partindo de Viracopos para o aeroporto Jericoacoara-Comandante Ariston Pessoa, localizado na cidade de Cruz (CE), com seis tripulantes e 175 passageiros a bordo.

A decolagem e o procedimento de subida ocorreram normalmente, no entanto, já em voo de cruzeiro, o computador de bordo retornou o alerta de “FLAP FAIL”, indicando que havia alguma anomalia com o sistema que muda o perfil da asa e ajuda na sustentação da aeronave em baixas velocidades.

Ao observarem o aviso, os tripulantes no flight deck revisaram os procedimentos previstos para essa situação e as respectivas listas de verificação. Depois, decidiram que a melhor alternativa seria alternar o voo para o aeroporto de Recife, onde, além de ter mais estrutura, conta com uma base operacional mais completa da Azul. Segundo dados do RadarBox, o desvio aconteceu quando a aeronave já sobrevoava a Bahia.

O pouso foi realizado normalmente, sem intercorrências e sem a necessidade de declarar emergência. As causas do incidente não foram divulgadas e a aeronave ficou um dia parada. Os passageiros embarcaram em outra aeronave e seguiram ao seu destino.

Imagem: RadarBox
Sair da versão mobile