Voo de repatriação dos colombianos acampados em Guarulhos vai custar $455

Nos últimos dias, dois voos de resgate saíram da Colômbia e vieram a São Paulo para buscar colombianos presos no Brasil. Mas, sem dinheiro, muitos não conseguem arcar com as passagens e os voos voltam “vazios”.

Segundo amplamente divulgado pela mídia, um grupo de colombianos com cerca de 300 pessoas está acampando no aeroporto internacional de Guarulhos há meses, esperando por uma solução para sua situação. Como muitos perderam seus empregos por conta da crise imposta pela pandemia, eles não têm condições financeiras para voltar ao seu país e apelam por ajuda. Até uma vaquinha foi criada por entidades de caridade que lhes estão prestando ajuda.

A princípio, a prefeitura de Guarulhos chegou a oferecer albergues para que o grupo fosse melhor amparado, mas muitos preferiram manter seu acampamento no GRU Airport, até como forma de pressionar as autoridades a olhar e resolver sua situação em definitivo.

Mas, para sua frustração, não houve qualquer movimento do governo colombiano no sentido de resgatar seus compatriotas, ao contrário do que fez o Brasil, que trouxe aviões de várias partes do mundo com nossos concidadãos repatriados.

Até agora, aos colombianos lhes foram oferecidos apenas voos pagos, mas como fazer se eles não têm condições? Segundo o G1 reportou, um desses voos teria partido com apenas 25 pessoas desse grupo em dois aviões que, no total, tinham 100 passageiros.

Uma próxima (e cara) tentativa

Nessa semana haverá uma nova tentativa, dessa vez operada pela Avianca Colombia. No entanto, soubemos por uma das associações que está dando assistência ao grupo que o valor da passagem será de $455 dólares por pessoa, ou seja, mais caro do que um voo normal na rota (na baixa estação).

Segundo dados do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), esse voo especial da companhia colombiana deverá ocorrer entre os dias 16 e 17 de junho de 2020 entre Guarulhos e Bogotá e com um Boeing 787-8 para 250 passageiros. A operação acontece nos seguintes horários:

  • 16 de junho – o voo AVA153 decola de Bogotá às 10h para chegar a Guarulhos às 17h10 locais do mesmo dia.
  • 17 de junho – o voo AVA152 faz o inverso, decolando de São Paulo às 8h da manhã para chegar a Bogotá às 12h locais.

Ao chegar ao destino, os colombianos serão obrigados a cumprir 14 dias de quarentena em suas casas ou em casas de parentes, que devem ser cadastradas no aeroporto, junto às autoridades.

A situação dos colombianos acampados

Desde que as fronteiras foram fechadas mundo afora, os viajantes precisaram correr para voltar para casa. Mas muitos acabaram presos em terras estranhas, alguns deles em condições precárias, como é o caso dos colombianos que estão morando há meses no aeroporto de Guarulhos.

A situação se deteriorou e, sem esperança de voltar à casa tão cedo, os viajantes colombianos acabaram transformando o saguão do aeroporto de Guarulhos em seu albergue.

Segundo matéria do El Espectador, eles chegaram a criar suas próprias rotinas dentro do aeroporto, como tomar banho nos banheiros usando mangueiras e usar o tempo contando histórias.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias