Início Aeroportos Voo do diferente avião IL-76 para Salvador e Campinas tem nova programação...

Voo do diferente avião IL-76 para Salvador e Campinas tem nova programação aprovada

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
IL-76 da Volga Dnepr – Imagem: bomberpilot / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Exatamente uma semana atrás, no dia 28 de janeiro, apresentamos aqui no AEROIN a programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para uma visita do diferente avião cargueiro Ilyushin IL-76 para os aeroportos das cidades de Salvador (BA) e Campinas (SP).

Na ocasião, a operação havia sido planejada para que o jato, cujo projeto foi desenvolvido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), pousasse no Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães no sábado (30), decolasse no domingo (31) e pousasse no mesmo dia no Aeroporto Internacional de Viracopos, e então partisse na segunda-feira (1º) para a Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Apesar da aprovação no sistema da ANAC, entretanto, os voos foram cancelados de última hora e o cargueiro não veio. Embora coincidentemente outro IL-76 tenha passado pela cidade de Recife no dia seguinte, 2 de fevereiro, a operação não tinha relação com os voos anteriormente previstos.

Agora, no entanto, uma nova solicitação de passagem do cargueiro pelas duas cidades foi feita e já aprovada pela ANAC, mantendo todos os horários anteriormente previstos, exceto o da última decolagem de Campinas. Segundo o sistema da ANAC, o novo planejamento a ser cumprido com um IL-76 da companhia aérea russa Volga Dnepr é o seguinte:

Voo VDA4270
09 de fevereiro – Decola de Jidá, na Arábia Saudita, para Acra, em Gana.
10 de fevereiro – Parte de Acra rumo a Salvador, onde pousa às 14h locais
11 de fevereiro – Decola às 8h de Salvador para Campinas, pousando às 10h30

Voo VDA4271
12 de fevereiro – Parte de Campinas às 08h rumo à Ilha do Sal, em Cabo Verde

Apesar do modelo IL-76 ter sido desenvolvido ainda na época da URSS, a fabricante Ilyushin continuou produzindo as aeronaves mesmo depois de ter se tornado uma empresa russa, portanto, vários dos aviões são relativamente novos.

Caso você queira relembrar uma das visitas da aeronave ao Brasil, contendo muitas imagens da diferente aeronave, pode rever as fotos clicando aqui.