Início Aeroportos Voo do maior avião do mundo ao Brasil está autorizado e pode...

Voo do maior avião do mundo ao Brasil está autorizado e pode acontecer nos próximos dias

EXCLUSIVO – Na semana passada, trouxemos com exclusividade a informação de que a Antonov Airlines e a Inframerica, empresa que administra o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), estavam conversando para trazer um voo do Antonov 225 ao Brasil. Agora, a operação está autorizada, embora uma data para o serviço ainda não tenha sido divulgada.

Foto: Myroslav Kaplun, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Em pleito postado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Inframerica pedia autorização excepcional para a operação do gigante Antonov AN-225 Mryia, o maior avião de transporte comercial do mundo, no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que atende a região de Natal (RN).

Na última sexta-feira (13), fontes próximas à administradora e à Antonov informaram ao AEROIN que o voo já está autorizado, após a ANAC concordar com as avaliações de impacto e risco apresentadas pela Inframerica.

Uma data para a operação ainda não está totalmente definida, mas as fontes, que pediram anonimato, dizem que deve ocorrer nos próximos dias. Elas não revelaram o motivo do voo.

Natal pode receber o gigante

O aeroporto de Natal possui as características necessárias para assegurar uma operação segura do AN-225, numa análise de alto nível (considerando largura da pista de pouso e decolagem, largura da taxiway, PCN, sinalização horizontal, espaço de pátio, entre outros). 

Uma das medidas apresentadas pelo Aeroporto de Natal diz respeito à posição de estacionamento da aeronave. Por sua envergadura, será necessário que o enorme jato fique estacionado numa posição paralela ao terminal de passageiros (perpendicular às pontes de embarque).

Seguimos acompanhando o assunto junto às nossas fontes e divulgaremos novidades quando as tivermos. Essa seria a terceira visita do AN-225 ao Brasil em 36 anos, desde que o avião, único do modelo no mundo, entrou em serviço.

Características

Só existe um avião Antonov AN-225 no mundo. Algumas de suas medidas únicas são:

Comprimento: 84 metros
Envergadura: 88,4 metros
Altura: 18,1 metros
Peso Máximo de Decolagem: 600 toneladas
Peso Máximo de Pouso: 550 toneladas
Peso Vazio: 285 toneladas
Motores: Seis, com total de 310 mil libras de empuxo

Sair da versão mobile