Voo especial de raro A340 da Kam Air para Fortaleza já consta autorizado na ANAC

Avião Airbus A340-300 Kam Air

Desde a semana retrasada, havíamos recebido a informação de que um raro Airbus A340 da KAM Air faria um voo especial de carga para Fortaleza.

Inicialmente, o voo estava programado para o começo dessa semana, mas isso não aconteceu devido a trâmites burocráticos. Agora, o voo acabou autorizado pelos órgãos responsáveis e já consta da base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) desde ontem (22).

Outrora pouco conhecida, a Kam Air, do Afeganistão, tem feito alguns voos recorrentes ao Brasil, tendo aparecido algumas vezes em Cabo Frio e Campinas. No caso de Fortaleza, é esperado que o voo também tenha fins de transportar suprimentos e equipamentos que ajudarão o governo cearense no combate à pandemia do novo coronavírus.

A rota será similar às últimas: Pequim – Nairobi – Fortaleza – Bahrein – Cabul. A aeronave escalada (mas pode mudar) é a da foto desta matéria, o Airbus A340-300 de matrícula YA-KME, que fez a última operação para Campinas. Veja abaixo a programação atual, publicada ontem pela ANAC, sujeita a alterações:

Dia 27 de junho: voo KMF-3342: pousa em Fortaleza às 20h, vindo do Quênia.

Dia 28 de junho: voo KMF-3343: decola às 12h, rumo ao Bahrain.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Airbus nega estar preparando um A321 com asas de nova geração

0
Declarações da Airbus nesta semana indicam que a fabricante europeia de aviões não está preparando (ou não está querendo revelar) novas asas.