Início Empresas Aéreas Voo de homologação da Itapemirim é abortado após emergência com a Azul...

Voo de homologação da Itapemirim é abortado após emergência com a Azul no RJ

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Itapemirim

Como temos acompanhado no AEROIN, a nova companhia aérea brasileira Itapemirim Transportes Aéreos, ou ITA, começou nesta segunda-feira, 12 de abril, seus voos de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

São operações em rotas entre diversos aeroportos, simulando como serão seus procedimentos em voo e em solo, porém, levando a bordo apenas tripulantes e inspetores da agência reguladora, sem nenhum passageiro pagante, para que ela seja avaliada e aprovada para iniciar serviços comerciais.

Conforme programado, o primeiro teste foi um par de voos, de numerações 8I-9002 e 8I-9003, de ida e volta entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e o de Confins (MG), que foram cumpridos conforme a previsão.

O próximo teste, entretanto, enfrentou uma ocorrência inesperada que, no final, não deixa de ser uma situação que em algum momento seria encontrada na operação real da nova companhia aérea.

O segundo par de voos, de número 8I-9004 e 8I-9005, seria realizado entre Guarulhos e o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A decolagem do aeroporto paulista aconteceu conforme previsto, apenas com um atraso de pouco mais de 1 horas em relação à programação, decolando às 17h00 ao invés das 15h40, conforme se observa no vídeo a seguir, gravado ao vivo pelo canal SBGR no YouTube:

Na chegada ao Rio, porém, pouco após passar pela região de Angra dos Reis em descida, a aeronave Airbus A320 da ITA, de matrícula PS-SPJ, precisou entrar em órbitas de espera e parar a descida a 15 mil pés.

Isso porque, como acompanhamos na segunda-feira, um Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas enfrentou um incidente de fumaça a bordo logo após decolar do Aeroporto Santos Dumont às 16h55.

O A320 da ITA em órbitas durante o voo – Imagem: RadarBox

Declarando Mayday ao controle de tráfego aéreo (ATC), os pilotos da Azul solicitaram pouso emergencial no Galeão, que ocorreu às 17h19 sem maiores intercorrências. Porém, com a situação de Mayday, o ATC mantém afastadas todas as demais aeronaves, garantindo atendimento prioritário à aeronave em emergência.

Assim, os pilotos do A320 da Itapemirim aguardaram por pouco mais de 10 minutos enquanto realizavam duas órbitas e então optaram pelo retorno ao Aeroporto de Guarulhos, ao invés da continuidade da espera até a retomada da normalidade das operações no Galeão. O pouso no aeroporto paulista ocorreu às 18h12.

O próximo teste programado na homologação da ITA deve partir na manhã desta terça-feira, 13 de abril, às 10h00, no voo de número 8I-9006 com destino ao Aeroporto Internacional de Salvador (BA), retornando na sequência a Guarulhos no voo 8I-9007.

Outro voo para o Galeão está previsto para ocorrer na quinta-feira, 15 de abril. Para acessar a programação completa dos testes, você pode clicar aqui.

Sair da versão mobile