Wamos Air dá adeus ao Boeing 747 com bonito vídeo de homenagem e agradecimento

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 747-400 Wamos Air
Imagem: William Verguet / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A companhia aérea espanhola especializada em voos fretados Wamos Air, antigamente chamada Pullmantur Air, ganhou notoriedade pelo mundo ao longo da última década ao constituir uma frota de Boeings 747-400 que visitavam destinos turísticos por todo o mundo, principalmente em serviços para sua empresa irmã Pullmantur Cruises.

Em alguns casos, os grandes Jumbos eram até mesmo alugados a outras empresas aéreas que estavam precisando de aeronaves extras, como no caso da LATAM em 2018, quando os Boeings 787 precisaram ficar fora de serviço por problemas nos motores.

Já em momentos mais recentes, após a entrada da pandemia, os B747 da Wamos também desempenharam importante papel na repatriação de turistas isolados em destinos distantes por conta da suspensão de voos pelo mundo. Houve, por exemplo, um dia em março de 2020 em que dois deles foram mandados praticamente juntos desde Madri até o Havaí.

Avião Boeing 747-400 Wamos Air
Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Mas, da mesma forma que tem acontecido com a maior parte das frotas de Jumbos das mais diversas companhias aéreas, o prolongamento da crise de saúde tornou inviável manter a operação de uma aeronave tão grande e movida a quatro motores em meio a uma demanda tão baixa de passageiros, e agora a empresa espanhola se junta à lista das que aposentaram o 747-400.

Até o início da pandemia, eram sete unidades compondo sua frota, segundo o Airfleets, de matrículas EC-KXN, EC-LNA, EC-KQC, EC-MDS, EC-KSM, EC-MQK e EC-MRM, que foram sendo retiradas de serviço ao longo de 2020, até que hoje, 26 de março, a última delas, o EC-KXN, partiu de Madrid e encerrou a história da Rainha dos Céus na companhia.

O B747 em voo nesta sexta-feira, 26 de março – Imagem: FlightRadar24

Avião Boeing 747-400 Wamos Air
Imagem: Russell Lee / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

E para homenagear e agradecer a icônica aeronave por seus serviços prestados ao longo de pouco mais de 6 anos, a Wamos Air publicou um bonito vídeo com cenas e frases especiais. Acompanhe a seguir:

Com a saída dos Jumbos, a Wamos Air passa a contar agora somente com aviões Airbus A330-200 e A330-300 em sua frota.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias