Youtuber e site de notícias dizem que A330 da Azul quase colidiu com B777 em voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Neste último sábado, 23 de janeiro, um vídeo no YouTube e uma publicação em um site de notícias apresentaram informações de que um Airbus A330 da Azul e um Boeing 777F da Korean Air Cargo teriam quase colidido em voo sobre a cidade de Santa Bárbara D’Oeste (SP).

Ao analisarmos a situação, decidimos por fazer esta publicação para evitar que mais pessoas leigas no assunto acabem por ser erroneamente induzidas a acreditar que houve um risco de acidente.

Em imagens feitas por moradores da cidade paulista, que fica na Região Metropolitana de Campinas (SP), portanto, próxima à chegada para pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos, é possível ver as duas aeronaves se cruzando no céu.

Mas, obviamente, não é possível saber apenas por uma observação a partir do solo se dois aviões estão ou não em uma diferença de altitude inferior à mínima de 1000 pés (cerca de 304 metros) definida pela regulamentação aeronáutica.

Capa do vídeo do Youtuber com a imagem capturada por morador de Santa Bárbara D’Oeste

É compreensível que, para uma pessoa sem conhecimento técnico, ver dois grandes aviões a baixa altura passando próximos, como na imagem acima, pode levar a algum espanto. Mas afirmar haver risco de colisão sem buscar confirmar a informação é uma infeliz escolha.

Além da matéria com a imagem, publicada por um portal de notícias da região sob o título “Aviões quase se chocam no céu de Santa Bárbara”, o produtor de conteúdo no YouTube também lançou um vídeo intitulado “Aviões Korean Air e Azul em Rota de Colisão no Ceu de Santa Bárbara d’Oeste, regiao de Campinas”.

Título da publicação no portal de notícias

Vídeo no canal do Youtuber

No vídeo, o Youtuber comenta sobre a situação, inclusive com imagem da plataforma de rastreamento de voo FlightRadar24.

Claramente sem nenhum conhecimento sobre o assunto, infelizmente tanto o site quanto o Youtuber transmitem informações equivocadas. O primeiro, por declarar que “só nao se colidiram, por que um estava a 340 metros mais alto do que o outro, e isso para a aviação é um erro grave”, e o segundo, por mostrar no próprio FlightRadar24 que a diferença de altitude no momento do cruzamento era um pouco superior aos 1000 pés (304 metros) definidos pela regulamentação.

Ao verificarmos os registros da plataforma de rastreamento, é possível notar que o Airbus A330-200 da Azul, da matrícula PR-AIY, mantinha 7925 pés no momento em que passava abaixo do Boeing 777F da Korean Air, de matrícula HL8252, que estava a 9000 pés, por volta das 18:20 do dia 23. (Você pode dar zoom nas imagens a seguir para ver melhor as informações. As altitudes estão no canto inferior esquerdo de cada imagem.)

O A330 a 7925 pés no cruzamento – Imagem: FlightRadar24

O Boeing 777 a 9000 pés no momento do cruzamento – Imagem: FlightRadar24

Portanto, o cruzamento foi a quase 1100 pés de diferença, ou seja, até com uma folga de quase 100 pés em relação ao mínimo permitido, eliminando qualquer possibilidade de ter havido risco de colisão aérea.

Atualização: após ser informado sobre a ausência de risco de colisão, o Youtuber removeu de seu canal o vídeo anterior e gravou um novo vídeo explicando corretamente a situação. Parabenizamos o Valdemir para atitude. Veja a seguir o novo vídeo:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Estatal venezuelana é recebida com festa em voo inaugural de Caracas...

0
Às 19h22, horário local do sábado (15), o voo inaugural da Conviasa, proveniente de Caracas era recebido com festa no Aeroporto